Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Rosana Caldas [Poeta Brasileira]

Rosana Maria de Barros Caldas- é cuiabana, filha e neta de cuiabanos. Formou-se em Direito, em 17 de agosto de 1991, pelo Instituto Metodista Bennett, no Rio de Janeiro-RJ. É Juíza do Trabalho desde 20 de outubro de 1994.

Concluiu em 2006, pela Universidade Cândido Mendes, o Curso de Especialização Latu Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Foi agraciada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, em 16 de março de 2007, com a Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho no grau de Oficial.

Aprendi desde cedo a sentir a poesia, porque minha infância foi por ela regada. Sempre que nos reuníamos, meu pai declamava. Minha mãe nos ajudava a decorar e dramatizar poesias e peças teatrais, que apresentávamos nas férias na nossa casa”, lembra a poeta.

O gosto pela literatura e pela poesia é cercado de um certo mistério. Não se sabe exatamente o que leva uma pessoa a se aventurar pelas lides literárias. Quem faz poesia, normalmente, sabe ou desconfia de alguns fatores que o levaram a isso. A cuiabana Rosana Caldas, que é juíza do Trabalho há 15 anos, lançou seu primeiro livro de poesia, “Alma Feminina”.


O livro foi editado pela Carlini & Caniato Editorial, uma das mais ativas editoras do mercado mato-grossense atualmente.
 
Retornando ao gosto pela poesia, algumas afirmações são pertinentes quando se trata de investigar a razão que desenvolve esse gosto. Ter alguém na família com algum tipo de experiência com literatura pode influenciar decisivamente. A veia poética de Rosana Caldas, talvez, seja algo meio hereditário, meio espelhado em seu avô, que era poeta, e em seu pai, que sempre gostou de declamar, desde quando a filha era bem pequena. Rosana começou a gostar de poesia vendo seu pai, Djalma Metelo, declamar.

Isso aconteceu antes mesmo de ela se alfabetizar. “Eu aprendi a declamar, antes de aprender a ler”, diz ela. E lembra-se que, desde a mais distante infância, seu pai costumava reunir a família semanalmente e nessas ocasiões sempre declamava uma ou outra poesia. Além da influência paterna no gosto pela poesia, certamente há uma herança genética que lhe chegou do saudoso avô, Benedito Duarte Caldas, que já havia falecido quando ela nasceu, mas ficou sua poesia.
 
A poetisa começou a escrever versos ainda na adolescência. Terminou ensino médio e ingressou na universidade, no curso de Direito. Toda sua leitura e atividades intelectuais, então, por essa época, foram direcionadas para a área jurídica. Foram mais de dez anos com esse foco exclusivo, num trabalho excessivamente objetivo. Mas, de dois a três anos para cá, a poesia veio voltando. “A poesia é uma espécie de terapia, um descanso da atividade jurídica”, sintetiza a Rosana.

A obra poética de Rosana Caldas transita por temas contemporâneos, explorados com a sensibilidade de quem os olha com profundidade. Apresenta ao leitor sua visão humana e delicada sobre assuntos que resgatam valores éticos e morais. A autora bebe na fonte de escritores que admira como Cecília Meirelles, Vinícius de Morais. Clarice Lispector, Martha Medeiros, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Pablo Neruda. Além de importantes poetas da música popular brasileira como Chico Buarque, Caetano Veloso e Cazuza. 

Alma Feminina

A obra poética de Rosana Caldas transita por temas da vida contemporânea, explorados com a sensibilidade de quem os olha com profundidade. Apresenta ao leitor sua visão humana, onírica e delicada que provoca reflexão e deleite.
 
“A autora merece que se aprecie o conjunto da obra, sem esquecer mesmo a forma de exprimi-la. Neste caso, cumpre assinalar a correção da linguagem, sem senões, o que é raro em muitos autores. Esquece se que, em todos os casos de poesia, a forma também determina a essência. Em síntese, a autora escreve elegante e corretamente”, escreve sobre os versos de Rosana, na apresentação do livro o escritor e grande personalidade do mundo jurídico mato-grossense,

 (João Antonio Neto).

Gênero: Literatura Brasileira - Poesia
Editora: TANTA TINTA
ISBN: 8599146823 / 9788599146828

A poesia continua objeto de sua literatura, mas seu público diminui de idade. Os novos 27 poemas que chegam, pela editora Tanta Tinta, têm seu foco principal em crianças entre seis e dez anos, ou um pouco mais. O que, entretanto, não quer dizer que pessoas de todas as idades deixarão de ler sua recente produção.

 Decidi escrever poemas infantis para despertar o interesse das minhas filhas pela poesia, porque entendo que esta expressão literária estimula a imaginação e alimenta a sensibilidade”, explica a poeta.


A obra contém 27 poemas voltados para o público infanto-juvenil, acompanhados por delicadas e bem humoradas ilustrações exclusivas.

Arco-íris é fruto de muita criatividade e sensibilidade da autora, a qual nas páginas deste livro materializa seu desejo em despertar, não somente em suas filhas, mas em todas as crianças o poder de se deixar transportar pela literatura.

Os poemas passeiam pelo mundo das cores, dos sonhos e das virtudes, fazendo de sua leitura uma deliciosa brincadeira.
 
Edição:
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-85-89560-26-9
Tamanho: 21 x 28 cm
Número de páginas: 48
Gênero: Poesia Infanto-juvenil
Editora: TantaTinta


 
Momentos mágicos marcaram o lançamento da obra, concebida pela Editora Tanta Tinta, um nome que combina demasiado com o livro em questão.

As ilustrações de Marcelo Cabral deram um toque especial a “Arco-íris”. Quem prestigiou o lançamento, certamente se emocionou e voltou pra casa com um exemplar, além de ter presenciado um acontecimento cultural singular. 


Contatos
rosana.bc@terra.com.br
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65)3023-5714/5715
contato@tantatinta.com.br

Fontes:
Diário de Cuiabá

Rosana Caldas 
Todos direitos autorais reservados a autora

Nenhum comentário