Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Livro: A Baía de Tchá Mariana - Ivan Belém

Ivan Belém. Nasceu no Pantanal mato-grossense, mas sempre viveu em Cuiabá. Escreveu para jornais, tendo sido cronista e articulista nos principais veículos impressos de Mato Grosso. Na adolescência, conheceu o teatro, outra grande paixão da sua vida. Foi um dos fundadores do Gambiarra, o primeiro grupo de teatro de rua de Mato Grosso. Ao lado de Liu Arruda, tornou-se um dos atores mais populares do Estado. Atua também em outras linguagens, como circo, vídeo, rádio, televisão e cinema.

Sua trajetória acadêmica se dá toda na Universidade Federal de Mato Grosso onde cursou: a faculdade de História, o mestrado em Educação e, atualmente, o doutorado em Educação.

É ainda militante do movimento negro e professor, com experiência nas áreas de Arte-educação Ambiental, Educação de Jovens e Adultos, Educação Étnico-racial e Educação à Distância.








Autor: Ivan Belém
Edição:
Ano de publicação: 2012
ISBN: 978-85-8009-042-0
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm

Número de páginas: 128
Gênero: Tese / Dissertação / História / Antropologia

Peso: 185 gramas
Editoras: Carlini & Caniato












Sobre a obra
 
Colocando-se no papel de um “Griot” – tipo de artista tradicional africano que conta e canta as histórias de seu povo, revelando às pessoas quem elas são, quem são seus ancestrais, qual é a sua genealogia – , o autor disserta sobre a contribuição africana à diversidade cultural dos pantaneiros.


Ivan mergulha em um olhar sobre as narrativas em torno da baía de Tchá Mariana, e conta a história de vida e amor de Miquelina Maria da Luz, que se confunde com a da protagonista do mito.

Inspirado nas formas circulares do formato das baías, das representações da natureza e das expressões culturais de origem negra, o autor incorpora ao seu estudo aspectos como gestos, ritos e comportamentos característicos dos descendentes de africanos, a fim de valorizar seus antigos conhecimentos acumulados historicamente e que lhes permitiram agir sobre o território de maneira sustentável.

(65) 3023-5714 /3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Nenhum comentário