Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Sebastião Veloz [Artista Plástico Brasileiro]


Sebastião Veloz nasceu em 31 de janeiro de 1961, na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Desde 1985, Sebastião Veloz dedica-se a arte.

De 1985 até 1989, Veloz desenvolveu, apresentou e vendeu suas obras no estado de Rondônia.

Em 1990, buscando expandir seu trabalho, mudou-se para Mato Grosso. Rondonópolis foi a cidade escolhida por ele, onde residiu até novembro de 2000.

Neste período foi convidado a participar de várias exposições em Minas Gerais, Espírito Santo e no Sul do país.

No início do ano 2000, Veloz recebeu um convite para expor suas peças nos Estados Unidos. Em novembro de 2000, embarcou para o exterior e lá viveu por 6 anos. No final de 2006 ele retornou ao Brasil e escolheu o Portal da Amazônia para dar seguimento aos seus projetos.


Sebastião explica que no projeto atual o objetivo é reaproveitar a madeira que está queimada e inutilizada. “O que eu posso fazer é reaproveitá-la, transformá-la em obra de arte”, diz Veloz.

 
Madeiras utilizadas: pau-brasil, mogno, pequizeiro, amoreira e canelão.



A exposição “Ateliê Araúna: do formão ao formato” já passou por Guarantã do Norte e Sinop. Reúne 17 obras talhadas em madeira pelo artista plástico Sebastião Veloz. São peças que traduzem a beleza da mulher indígena, a fauna e a flora de Guarantã do Norte talhadas em madeiras como o pau-brasil, o mogno, o pequizeiro, a amoreira e o canelão.


Uma parceria que dá certo

O artista plástico Sebastião Veloz explica que o trabalho atual, que deu origem à exposição Araúna, nasceu de uma parceria firmada entre o artista e um fazendeiro de Guarantã do Norte, município localizado no norte de Mato Grosso, na divisa com o estado do Pará. “No ano passado, o fazendeiro me procurou pra fazer uma parceria, para transformar aquele produto lenhoso em obra de arte”, relata Veloz.

Marcello Bassan Júnior é o nome do proprietário da Fazenda “Araúna”. O pecuarista conta que conheceu o trabalho de Sebastião Veloz em Guarantã do Norte, quando procurava obras de arte. Bassan explica que estava inconformado em ver uma grande quantidade de madeira sendo deteriorada pelo tempo dentro da sua propriedade e que decidiu convidar o artista para conhecer o local. Assim surgiu a parceria que deu origem à exposição.

“Foi uma conjunção de interesses bem interessante. Ele [Sebastião Veloz] achou que dava pra fazer um trabalho bonito, diferente do que estava fazendo, com maior potencial. E eu, pelo meu lado, também queria aproveitar a madeira que estava lá sendo desperdiçada. Entrei com o material, com o apoio, mas o mérito é todo dele, que é o artista e que se empenha. Isso é a vida dele e ver essa alegria me traz bastante satisfação”, relata Bassan.



Atualmente a Exposição “Ateliê Araúna: do formão ao formato”, está em Cuiabá, na Galeria da Praça das Bandeiras até o dia 02 de outubro, das 13h  ás 19h.

Informações: (65) 3613-9230, com Karina Arruda

 








 Vídeos de Sebastião Veloz









Fonte:

Sebastião Veloz
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

Um comentário

Unknown disse...

Obrigado Pelo Apoio ,, Pela Divulgação de meu Trabalho.

Obrigado Amigo Poeta..