Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Yasmin Jamil Nadaf [Escritora Brasileira]

Yasmin Jamil Nadaf é cuiabana, nascida em 22 de maio de 1961. Segunda filha de Layla e Jamil Nadaf, tendo como irmãos Samia e Pedro.
Licenciada em Letras, pela UFMT, Especialista em Literatura Brasileira, pela UFPR, e Mestre e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Unesp, com Pós-doutorado em Literatura Comparada, pela UFRJ.
Há três décadas pesquisa a escrita literária de sua terra, divulgando-a através de palestras, teses, e ensaios publicados em revistas especializadas e jornais do país. Seus livros, Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - 1916 a 1950 (1993), Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso - séculos XIX e XX (2002), Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (2003), Presença de mulher: ensaios (2004), Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX (2006), e Estudos literários em livros, jornais e revistas (2009) são referências no Brasil e no estrangeiro.




Entre os prêmios e condecorações recebidas pelo seu trabalho listam-se o Mérito Cultural concedido pela União Brasileira de Escritores, em 1998, a Comenda Memória do Legislativo outorgada pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, em 1999, a Ordem do Mérito Legislativo conferido pela Câmara Municipal de Cuiabá, em 2004, e o Mérito BPW, oferecido pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Cuiabá (Business Professional Women), filial da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, em 2005.

Pertence à Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro Oeste, à Academia Mato-Gros­sense de Letras, e à Associação Nacio­nal de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística/Anpoll. É, ainda, sócia correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás.
Pioneira dos estudos sobre as mulheres nascidas ou residentes em Mato Grosso, que resultaram no seu livro de estréia Sob o signo de uma flor. Estudo de A Violeta, publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - 1916 a 1950, onde se escreve parte da história feminina no Brasil. Esta obra inaugura ainda as descobertas sobre a vida literária em Mato Grosso no âmbito das universidades brasileiras.

 
Livros Publicados

NADAF, Yasmin Jamil. Sob o signo de uma flor. Estudo de "A Violeta", publicação do Grêmio Literário Júlia Lopes - de 1916 a 1950. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1993. 527p.

Resgate, catalogação e análise de "A Violeta", uma revista, criada e dirigida por um grupo de mulheres de Mato Grosso, constituindo-se no maior veículo de informação do ideário feminino da região. Manteve intercâmbio com escritores de outros Estados brasileiros.


 
NADAF, Yasmin Jamil. Rodapé das miscelâneas. O folhetim nos jornais de Mato Grosso (séculos XIX e XX). Rio de Janeiro: 7Letras, 2002. 426p.
Resgate, catalogação e análise do Folhetim (enquanto coluna de jornal, e gênero romance-folhetim) nos jornais da França, do Rio de Janeiro, e de Mato Grosso, com o objetivo de apontar o seu nascimento na França, seu aparecimento no Brasil e irradiação para as províncias, bem como as diferenças do gênero nas diversas geografias.


NADAF, Yasmin Jamil. Diálogo da escrita. Alagoanos na imprensa de Mato Grosso (primeira metade do século XX). Rio de Janeiro: Lidador, 2003. 72p.

Resgate e análise da produção de escritores alagoanos na imprensa mato-grossense, indicando a rede de relações culturais entre as duas regiões, e constatação de que os escritores e intelectuais de ambos os territórios extrapolaram a visão do Brasil cosmopolita e periférico da 1ª metade do século XX, quando havia uma acentuada tendência das regiões isoladas geograficamente se voltarem para os grandes centros do País, com relevo para o eixo Rio-São Paulo. O intercâmbio ocorre entre duas regiões periféricas.

NADAF, Yasmin Jamil. Presença de mulher. Ensaios. Rio de Janeiro: Lidador, 2004. 130p.

Reunião de ensaios apresentados em Congressos e publicados em revistas científicas especializadas, cujo tema gira em torno da escrita da mulher - do século XIX e XX. Recupera e divulga uma escrita inédita de escritoras até então excluídas da história oficial.


NADAF, Yasmin Jamil. Machado de Assis em Mato Grosso. Textos críticos da primeira metade do século XX. Rio de Janeiro: Lidador, 2006. 128p.
O livro reúne 09 ensaios, crônicas, textos que falam sobre a vida e a obra de Machado de Assis (RJ, 1839-1908). São textos dos escritores mato-grossenses Cesário Prado, Cesário Neto, José de Mesquita (destes são dois textos), Virgilio Corrêa Filho, Maria Dimpina, António de Arruda, Amidicis Tocantins, e Gervásio Leite, impressos em jornais e revistas, da 1ª metade do século XX. O objetivo da obra é divulgar a presença de Machado de Assis em Mato Grosso, pois até então não há nenhum estudo que trate do assunto. O livro aborda sua influência estética em nossos escritores, sua presença no cenário das letras da região, e a leitura crítica que nossos escritores faziam da obra de Machado.

<><> <><><> <> <><> <> <><> <>
<><> <><><> <> <><> <>





 
NADAF, Yasmin Jamil. Estudos literários em livros, jornais e revistas. Cuiabá: Entrelinhas, 2009. 131p.
Reunião de ensaios apresentados em Congressos e publicados em revistas científicas especializadas, cujo tema gira em torno da literatura e imprensa – brasileira e mato-grossense, do século XIX e XX. Recupera e divulga uma escrita inédita de escritores e escritoras até então excluídos da história oficial, oferecendo ainda leituras de autores canônicos do século XX – Graciliano Ramos e Érico Veríssimo – bem como do contemporâneo Dalton Trevisan.








 Críticas  em Jornais



















Contato:
yasminnadaf@terra.com.br 

Fonte:

  
Yasmin Jamil Nadaf 
Todos os direitos autorais reservados a autora.


Nenhum comentário