Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

EDEILTON DOS SANTOS (POETA E CANTOR BRASILEIRO)

EDEILTON DOS SANTO(Dé Barrense) - Nascido na cidade de Barra-Bahia às margens do Rio São Francisco, tem o seu nome listado no primeiro dicionário de autores baianos com a sua obra “INSPIRAÇOES DE UM RIBEIRINHO”, livro “POEMAS” ano de 2006.

Antologias poéticas que participa, tem sua poesia “NA CAPITAL” na antologia ano 3 de Valdeck Almeida de Jesus, na antologia o que é que a Bahia tem? Tem sua poesia “PESCADORES DE ITAPUÔ lançado pela editora Literis, também tem sua poesia “ESPERANÇA” na antologia Nordeste de poesia, lançou seu primeiro CD “BARRANCOS DO VELHO CHICO” voz e violão produção independente tem seu 2º CD “IMPOSSIVEL ESQUECER”  gravado em 2009, produção independente de Dé Barrense em parceria com Venicio Assunção.

O seu terceiro trabalho, com o titulo “POESIAS E CANÇÕES”, à convite do escritor e jornalista Valdeck Almeida de Jesus para musicalos 14 poesias do livro o Feitiço contra o Feiticeiro do Escritor Valdeck, e no filme Espelho D´água tem trecho da sua musica “FUMAÇA BRANCA” fazendo parte da trilha sonora do mesmo, que é musica do CD Barrancos do Velho Chico.

A produção artística desse barrense de nascimento e soteropolitano por adoção é muito vasta. 

Ele escreve, declama, canta, interpreta, conta causos e, além de tudo, é uma alma humana sem comparação. Em tempos de modernidade exacerbada, em que as amizades e relacionamentos são baseados em cifras, as cifras de Dé são as do violão, inseperával companheiro de todas as horas. A amizade, a palavra empenhada, coisa de brasileiro em extinção, vale mais que qualquer lucro financeiro. Talvez não fique rico cantando, mas a riqueza almejada por Dé Barrense tem muito mais valor.

Ele deseja ser reconhecido pelo trabalho honesto que realiza. E isso, aos poucos, o artista consegue. Não é por menos que Valdeck Almeida de Jesus, um dos maiores escritores contemporâneos, fez uma parceria em que Dé musicou vários poemas que tocam livremente no site Galinha Pulando e nas rádios Web Sol (Diadema-SP) e Raiz Online (Lisboa, Portugal). Do Velho Chico para o Velho Mundo, este baiano porreta vai longe… Vai, Dé…

Dé Barrense faz parte do projeto Fala Escritor, evento que acontece todo segundo sábado de cada mês na livraria Saraiva dos shoppings Salvador e Iguatemi, na capital baiana.




Poemas



ESPERANÇA

EU NUNCA VI O SERTÃO

TÃO SECO ASSIM


MEU FILHO TEM DEZ ANOS


E NUNCA VIU CHOVER AQUI

POR FALTA D’ÁGUA

NÃO SE PODE NEM PLANTAR


E PARA NÃO MORRER DE SEDE


NEM “BICHOS” POSSO CRIAR

 
COM NÓ NO PEITO

VOU SAIR DO MEU SERTÃO


PARA TER UMA ESPERANÇA


EM CIMA DE UM
CAMINHÃO
 
MAIS LÁ NO SUL

A ÁGUA ESTÁ SE DESABANDO


TODO MUNDO ESTÁ FALANDO


QUE O SERTÃO VAI ENCHARCAR

 
EU VOU PLANTAR

E TENTAR MAIS UMA VEZ


POIS O TEMPO ESTÁ FECHANDO


DESSA VEZ A CHUVA VEM

MEU DEUS!


POR QUE TUDO É ASSIM?


FORAM ANOS SEM CHOVER


E QUANDO CHOVE


ARRASA TUDO POR AQUI.

 
PESCADORES DE ITAPOÃ

Ah! Como é bom aqui em Itapoã,
Com o meu violão no colo
E, na minha rede, a tocar.

A brisa do mar lembra
Caymmi, Zélia Gattai,
Vinícius e outros imortais.

No largo da sereia,
Na beirinha do cais,
Os pescadores em jangada
Se retiram para o mar.

Na volta, bonito é ver
Na rede,os peixes a pular,
E, no rosto suado da lida,
O sorriso se destacar.




BARRANCOS DO VELHO CHICO

AH! QUE SAUDADE ME DÁ

EU HOJE ESTOU BEM DISTANTE

DAQUELE GRANDE LUGAR

À MARGEM DO VELHO CHICO

FOI LÁ QUE EU NASCI

JÁ BEBI DE SUAS ÁGUAS

JÁ LAVEI AS MINHAS ROUPAS

JÁ NAVEGUEI EM SUAS ÁGUAS

JÁ BANHOS, PERDI A CONTA.

FAMÍLIA AQUI JÁ DOBROU

TRABALHO SE ACABOU

HOJE QUEREMOS VOLTAR

PARA O NOSSO GRANDE LUGAR

DAQUI A GENTE SÓ ESCUTA

QUE ELE VAI SE SECAR

VOCÊS QUE AINDA ESTÃO AI

PODERIAM SENTIR DÓ

NÃO DEIXE OS HOMENS DESVIAR

O NOSSO RIO, MAIOR.
 

POIS NOS DIGAM, POR FAVOR,

COMO VAMOS SUSTENTAR

NOSSAS FAMÍLIAS SEM ÁGUA;

E SEM O PEIXE QUE ELE DÁ?





SAUDADE


ME DIGA

COMO TIRAR SAUDADE

SAUDADE

NÃO TIRA NÃO!

A SAUDADE FICA

GUARDADA NUM CANTO

DO NOSSO CORAÇÃO

 
QUEM FOI EMBORA

E NÃO VOLTOU

QUEM FICOU, NÃO ESQUECEU NÃO!

A DOR DE UMA SAUDADE

É COMPARADA A SECA NO SERTÃO
 

OS OLHOS FICAM

SEM BRILHO IGUALZINHO

UMA NOITE SEM LUAR

E MESMO COM AS ESTRELAS

FICA DIFICIL DE ENCHERGAR,
E QUANDO ESTOU

NO MEU RANCHO

E COMEÇO A PENSAR

AS LÁGRIMAS ROLAM

NO MEU ROSTO MEU AMIGO!

É A SAUDADE DELA

QUE NÃO CONSIGO APAGAR




 Vídeos










Contatos:
(11) 8105-4026 / 8629-9419
Email. debarrense@ig.com.br

Fonte:
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=41978
http://falaescritor.blogspot.com.br/2012/07/show-do-cantor-e-compositor-de-barrense.html
http://albswiss.blogspot.com.br/2012/09/o-sucesso-continua-musica-poesia-e.html
http://www.varaldobrasil.com/164401/164821.html
http://bibpaulofreire.blogspot.com.br/2012/08/cafe-e-prosa-e-verso-com-participacao.html


Edeilton dos Santos (Dé Barrense)
Todos os direitos autorais reservados ao autor.