Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Onã Silva [Poeta e Escritora Brasileira]

Meu nome  é Onã Silva e nasci na cidade goiana chamada Posse, no mês de Outubro. Na minha terra natal - Posse-Goiás – era costume da comunidade local, organizar reuniões familiares para contação de causos e estórias fantásticas. Na minha infância, participei de rodas de conversas, atenta aos diálogos, ao enredo, ao clímax e aos desfechos muitas vezes fantasiosos.


Este cenário, sem dúvida, contribuiu para eu me interessar pela literatura, em especial a arte de escrever, que iniciei desde cedo. Considero assim privilegiada por ser natural de uma cidade cheia de riqueza e encantos que ajudaram consideravelmente na minha formação literária.

Semelhante a uma estória, escolhi um caminho acadêmico com enredo surpreendente: sou uma profissional da área da saúde (enfermeira), docente e educadora e escritora. Desde cedo, veio-me o insight da importância do diálogo entre três áreas do conhecimento: saúde, educação e a cultura. Então, planejei uma trajetória para exercer uma formação acadêmica multidisciplinar, relacionada sempre com a literatura. Estudei e recebi dois diplomas de Nível Superior: Graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Artes Cênicas. Posteriormente, recebi o título de Especialista em Saúde Pública, Mestre em Educação. Atualmente, estou cursando Doutorado na Universidade de Brasília (UnB) e a temática da tese é a criatividade na enfermagem.

Profissionalmente, sou enfermeira na Secretaria de Saúde do DF, docente universitária e arte-educadora. Dedico a pesquisas e trabalhos de extensão universitária relacionados principalmente a inovação do cuidado de enfermagem. Sou facilitadora de oficinas/palestras sobre criatividade, teatro, dinâmicas e atividades lúdicas.


Iniciei na área da literatura, no início da década de 1980, Século XX. Sou autora de vários livros originais e outros que já estão publicados com os seguintes títulos: “... Mas a alegria vem pela manhã” (poesia), O Sol da Justiça (poesia), A Quadradinha de Gude (novela infantil), Miriã, uma Enfermeira Bambambã (romance), A Derrota de Penina (romance), Histórias da enfermagem no universo de cordel.

Participei das seguintes obras coletivas: Outros Poemas (poesia); Brasília: Vida em Poesia; O Ensino Médio no Brasil ou a História do Patinho Feio Recontada (org: Cândido Alberto Gomes), Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos-Série Safira; Mulheres da Floresta e 3ª Coletânea Poética do Guará-Distrito Federal (as duas últimas estão no prelo e brevemente serão publicadas).

Na dramaturgia, escrevi, dirigi e montei alguns espetáculos teatrais, como por exemplo: Século das Mãos, Mude para Melhor, O Sol da Justiça e A Quadradinha de Gude (adaptações de livros homônimos), TUM-TRÁ (adaptação do poema homônimo), Se Todos Fossem Iguais a Você (sobre a Associação Brasileira de Enfermagem), TUDO TRIIMM (colaboração no texto teatral). Interessante destacar que as peças teatrais foram apresentadas em distintos cenários –  teatros, praças, ruas, escolas – sempre interagindo com pessoas da plateia.

Alguns artigos da minha autoria estão publicados na Revista Brasileira de Enfermagem, Revista Universa, Revista Linhas Críticas, Revista Enfermagem em Foco.


Fui biografada em alguns livros, Dicionários e também no Catálogo de Escritores Brasilienses, a saber: Posse, história e poesia e A Saga da Posse (autor: Emílio Vieira); História da Literatura Brasiliense (autor: Luiz Carlos Guimarães da Costa); Estudos Literários de Autores Goianos e Escritores de Goiás (autor:Mário Ribeiro Martins); Dicionário de Escritores de Brasília (autor:Napoleão Valadares); Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil (autor:Mário Ribeiro Martins); Catálogo de Escritores Brasilienses (autor: GDF/SEC); Dicionário das Mulheres (org.Hilda Flores).

Fui agraciada com o título de patronesse do CLOS (Clube de Leitura Onã Silva), conferido pela Escola Padre Café, Guanhães-Minas Gerais. Também já recebi prêmios relativos a concursos diversos, sendo o mais recente o prêmio CEPEn, conferido pela Associação Brasileira de Enfermagem – DF.

Desenvolvo o meu perfil político, participando de instituições de classe. Sou filiada à Associação Brasileira de Enfermagem (atualmente Conselheira Fiscal), à Rede de Escritoras Brasileiras e aos Sindicatos dos Escritores e dos Enfermeiros do Distrito Federal.

Como pesquisadora, sou membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Estudos na Área da Saúde, Núcleo de Estudos em Educação, Promoção em Saúde e Projetos Inclusivos - NESPROM – UnB, Laboratório de Educação, EAD e Promoção da Saúde - LEPS – UnB, Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto.





INFORMAÇÕES SOBRE OS LIVROS DE AUTORIA DE ONÃ SILVA

A QUADRADINHA DE GUDE (livro infanto-juvenil)
Páginas: 28, ilustrado
Editora Cultura



RELEASE A quadradinha de gude
Livro infanto-juvenil que aborda a prevenção a drogas.

Literatura de interesse de profissionais de educação, saúde, estudantes, família e sociedade em geral.
Fotos relacionadas ao livro A Quadradinha de Gude



MIRIÃ, UMA ENFERMEIRA BAMBAMBÃ (ROMANCE)
Páginas: 192
Editora: Scortecci, REBRA

RELEASE Miriã, uma enfermeira bambambã

romance que enfatiza as lutas, desafios, sonhos  vivenciados pela protagonista de perfil criativo e inovador. Tem característica interdisciplinar, importante para discussão sobre as áreas do conhecimento no contexto atual. Destaca o universo da enfermagem brasileira em prol da visibilidade na sociedade. A obra foi pré-selecionada no Prêmio SESC de Literatura 2009. Recebeu apoio para publicação da Associação Brasileira de Enfermagem.
Onde/como adquirir:
http://www.asabeca.com.br;  

A DERROTA DE PENINA (ROMANCE)

Páginas: 108
Editora: Scortecci, REBRA

RELEASE A Derrota de Penina

Este romance apresenta uma trama cheia de suspense e mistério, envolvendo vários acontecimentos e sentimentos como amor/ódio, alegria/tristeza, água/sangue, fé/incredulidade, paz/guerra, mistério/revelação, luta/vitória e muito mais. . São muitas as emoções  que o leitor encontrará no decorrer das páginas e no desfecho  surpreendente de A Derrota de Penina e A Vitória de Ana.

Onde/como adquirir: http://www.asabeca.com.br; 


 HISTÓRIAS DA ENFERMAGEM NO UNIVERSO DE CORDEL (HISTÓRIA, CORDEL)
Páginas: 144, ilustrado
Editora: Thesaurus Editora de Brasília

RELEASE do livro Histórias da enfermagem no universo de cordel

Trata-se de projeto literário inovador, fundamentado na literatura do cordel, que apresenta cerca de 30 histórias cordelizadas referentes a enfermagem.Para compor as histórias de enfermagem em cordel, realizou-se pesquisa.Tal projeto literário valoriza a arte do cordel, enfatiza personagens, conquistas,
 a importância da profissão e a educação em saúde . Também facilita a compreensão da enfermagem para profissionais e sociedade, pela linguagem democrática do cordel.
Onde/como adquirir: http://www.thesaurus.com.br




LIVROS DE AUTORIA DE ONÃ SILVA (esgotados)




  “... MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÔ (poemas)

Autora: Onã Silva
Gráfica Betel
50 Páginas, ilustrado









O SOL DA JUSTIÇA (poemas)
Gráfica e Editora Primavera
Páginas: 54, ilustrado







ANTOLOGIAS POÉTICAS COM A PARTICIPAÇÃO DE ONÃ SILVA



ANTOLOGIA  “OUTROS POEMAS”
Autoria: Onã Silva e outros poetas do Sindicato dos Escritores do DF
Cultura Gráfica e Editora
Páginas: 138










ANTOLOGIA “BRASÍLIA: VIDA EM POESIA”
Autoria: Onã Silva e outros Escritores do Distrito Federal
Valci Gráfica e Editora
Páginas: 174










Antologia Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos – Série safira
Autoria: Onã Silva e outros autores
Editora Scortecci
Página: 272






Livros e Dicionários de outros autores com a biografia ou verbete de Onã Silva



Obra: Posse, história e poesia
Autor: Emílio Vieira
Gráfica e Editora Líder
Ano: 1988
Onã Silva é apresentada como expoente intelectual



Obra: A saga da Posse
Autor: Emílio Vieira
Gráfica UFG
Ano 2005
Onã Silva é biografada como escritora Possense



Obra:  História da Literatura Brasiliense
Editora Thesaurus
Ano: 2005
Onã Silva é biografada como escritora



Obra:  Dicionário de Mulheres
Autor: Hilda H. Flores
Editora Mulheres
Ano: 2011
Onã Silva é biografada como escritora



OBRA TÉCNICO-CIENTÍFICA (organizada por Onã Silva)
Manual: Diretrizes para redução TV HIV e Sífilis
Organização:
Onã Silva
Maria José A. Tancredi
Leonor H. de Lannoy Tavares
GDF, Secretaria de Estado de Saúde do DF




Meu contato é: onatil@gmail.com

O meu perfil literário e profissional está disponível nos seguintes sites:

Onã Silva
Todos os direitos autorais reservados a autora.

15 comentários

Jane Eyre Uchôa disse...

Querida Onati!
Que bom ver seu trabalho aqui publicado, sinto-em muito feliz por poder ajudar a divulgar seus feitos tão grandiosos e enriquecedores para a Enfermagem. Confesso que fiquei mais tranquila desde que conheci você, afinal não é todo dia que achamos alguém que fala nossa língua. Parabéns pela publicação, muito sucesso e que você continue brilhando nesta estrada que também trilharei em breve, serei sua discipula. bjs

Elisabeth Lorena Alves disse...

ONà
Parabéns pela trajetória tão ricamente construída.
Bom ler aqui sua apresentação e perceber seu falar sobre a infância cercada de oralidade e criatividade. Conheço pessoas que nasceram neste mesmo Estado e contam sobre o aproveitamento que deram aos contos e causos ouvidos nos varandões e fazendas. Sempre imaginei como um povo rico em conhecimento e o relato acima deixou-me claro isto.
Parabéns pelos livros. Fiquei curiosa coma Derrotade Penina, afinal é uma história que conheço desde novinha e me interessou saber que vestes deste aos personagens de minha imaginação.
Espero ver-te por aqui mais vezes.

Onã Silva disse...

Considero que ecebi um presente: minha biografia publicada na Revista Biografia (organizada, editada, divulgada pelo grande poeta Daufen Bach). Obrigada ao editor Daufen Bach e a Jane Uchôa pela oportunidade tão significativa: compartilhar a literatura goiana, brasiliense e brasileira que tenho produzido

Onã Silva disse...

Elizabeth Lorena é verdade a minha infância influenciou bastante minha trajetória literária. Nasci no interior de Goiás o era casarão imenso. Em Goiânia tive a oportunidade de conhecer grandes mestres da literatura que reuniam dominicalmente no coreto da Praça Cívica: Cora Coralina, Carmo Bernardes (famoso nos causos), Regina Lacerda, Bernardo Élis e muitos outros. Quanto ao romance A Derrota de Penina ficarei orgulhosa se adquri-lo. Vamos encontrar sim neste espaço virtual. Grata

Anônimo disse...

Parabéns Onã! Que Deus continue te abençoando! Bjs.Cleia Nogueira

Anônimo disse...

Parabens,Onã,sinto orgulho de você...Ester Giraldi Giraldi

Anônimo disse...

Parabéns, Onã!!!
Edmeia Valente Siqueira

Anônimo disse...

Parabéns Onã!!!!!!!!
Lair Franca

Anônimo disse...

Parabéns Onã, você merece, muito esforçada, dedicada, focada no seu objetivo profissional, enfim, eu desejo muito sucesso e felicidades para você. Forte abraço.
Fabiana Barbosa

Anônimo disse...

Parabéns, conheço suas obras, recomendo-as...
Alves Elioenai Elisete

Anônimo disse...

Parabéns por mais esse reconhecimento! Sucesso e felicidades!
Natasha Rosa

Anônimo disse...

Q espaço interessante Onā! Deus te ajudando a semear vida, cultura e emoções!
Sérgio Carvalho

Ana Cristina Costa Siqueira disse...

Cara Onã Silva:

Vivo em Vila Velha, no Espírito Santo, mas sou mineira. Escrevo para parabenizá-la por tantos trabalhos envolvendo a arte de educar e também pela forma lúdica de contar histórias sobre suas experiências, pensando com generosidade e, por isso, deixando a arte falar por si mesma. A expressividade é um caminho aberto, a que se chega mais rápido ao coração. Este Blog me reportou ao tempo em que morei em Cáceres (MT). Foram dois anos de muita alegria (1975 -1976), quando ainda concluía o Segundo Grau, hoje, Ensino Médio. Muito sucesso para você. Quero adquirir seus livros, entrarei em contato. Obrigada à Revista Biografia, pela oportunidade.

Onã Silva disse...

Querida Ana Cristina Costa Siqueira,
Agradeço-lhe pelo comentário tão importante em favor do meu trabalho literário. Suas palavras me entusiasmam a continuar na arte literária - que renovam as minhas energias. Como você bem disse, gosto de escrever brincando com as palavras e buscando no lúdico e na arte um caminho para inspiração. Aguardo o seu contato sobre os meus livros. Aguardo seu contato: onatil@gmail.com. Abraços poéticos. Onã Silva

Onã Silva disse...

Onã Silva disse...

Querida Ana Cristina Costa Siqueira,
Agradeço-lhe pelo comentário tão importante em favor do meu trabalho literário. Suas palavras me entusiasmam a continuar na arte literária - que renovam as minhas energias. Como você bem disse, gosto de escrever brincando com as palavras e buscando no lúdico e na arte um caminho para inspiração. Aguardo o seu contato sobre os meus livros. Aguardo seu contato: onatil@gmail.com. Abraços poéticos. Onã Silva

5 de dezembro de 2012 01:53