Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

OS COMEDORES DE BATATAS [Edelson Nagues]

OS COMEDORES DE BATATAS


“A experiência dos tempos não tem feito outra coisa que dizer-nos que não há cegos,mas cegueiras.”
(José Saramago – Ensaio sobre a cegueira)


Uma tela de Van Gogh. Cinco figuras díspares acomodadas em torno de uma pequena mesa de madeira, sob um candeeiro preso ao teto. A fraca luz empalidece os rostos congelados. O único homem, um negro esguio, cara chupada, postado à esquerda, em uma cadeira de espaldar alto, também de madeira. Uma boina cinza cobre-lhe os cabelos grisalhos e escassos. A mulher clara, ao seu lado, parece uma freira, a julgar pelo colarinho branco do vestido escuro e pelo chapéu da mesma cor. Olhos enormes, rosto em forma de pera. A outra, negra e de aspecto bonachão, também cobre a cabeça com algo de formato entre chapéu e boina. Os anos vividos parecem lhe garantir serenidade e distanciamento. De frente para o homem, no canto da direita, em uma cadeira idêntica, a terceira mulher, corcunda e com aspecto grosseiro. O nariz pontudo fere o espaço e o conceito mesmo de beleza. Como os outros, tem o cabelo coberto, mas por um lenço claro. A última mostra o cabelo, mas não o rosto. Vista de costas, a pequena estatura e o modelo do vestido – de corpete apertado, cintura e saia rodada – denunciam-lhe a pouca idade. Ainda se poderia falar das duas janelas ao fundo, da bandeja com iguarias de batatas, do chá servido pela mulher mais alta, em bule de alumínio, ou ainda da chaleira de ferro em espera inútil no canto esquerdo da tela, em primeiro plano. Mas nada disso tem importância senão o fato de que os cinco não podem enxergar os rostos que os cercam nem a luz que os ilumina. São, todos eles, cegos.

Mas não foram sempre assim. Meses antes da pintura do quadro, os cinco camponeses de uma aldeia holandesa, parentes (o homem e a mulher negra, irmãos; e a garota, sobrinha de ambos) ou amigos, por uma dessas armadilhas do destino, envolveram-se em um acontecimento que mudaria irreversivelmente suas vidas. 

Depois de uma festa no povoado, em que dançaram e, menos a menina, beberam bastante, eles voltavam para casa em uma carroça conduzida pelo homem. Eram vizinhos em uma agrovila. A noite escura e chuvosa, a estrada escorregadia e uma ponte estreita, quase em curva, provocaram o descontrole do veículo e a queda de todos, incluindo os dois cavalos, nas corredeiras. Encontrados três dias depois e cerca de dois quilômetros rio abaixo, os corpos enregelados, acomodados em caixões toscos, foram perfilados no galpão em que acontecera a festa. Comoção generalizada.

Quase na hora do enterro, quando os cocheiros estacionavam as carruagens fúnebres na entrada do salão, um ranger de dobradiças quebrou a monotonia dos choros e lamentos. Sob olhares incrédulos e desesperados, a tampa de um dos caixões, pressionada de dentro para fora, abriu-se, dando passagem a um pálido vulto em busca de ar. Em meio ao tumulto que se seguiu, os outros caixões também foram abertos, por iniciativa dos ocupantes ou por ação da menina. Já não havia testemunhas.

Provavelmente por causa da longa exposição ao frio excessivo, as córneas dos acidentados sofreram uma espécie de gangrena, resultando na total perda da visão em poucos dias. Contribuiu para isso a recusa do único médico da aldeia em atender os enfermos.

Cegos e privados do convívio de vizinhos e parentes, os cinco se isolaram no sítio de um deles, o homem negro, onde já havia uma plantação de batatas. Até que se habituassem à situação e pudessem cultivar outros produtos, estas foram seu único alimento.

A notícia correu mundo. Todos comentavam sobre os mortos-vivos cegos e comedores de batatas. Só não viraram atração maior porque o temor sobrepunha-se à curiosidade.

O pintor holandês Vincent Van Gogh, em tratamento de crise depressiva em um sanatório situado nas proximidades, ao saber da história, decidiu, sensibilizado, homenagear os excluídos em um quadro que retratasse essa condição, mas não revelasse a cegueira. “Cegos somos nós, que vemos, mas não enxergamos”, justificou-se. Foi um dos seus últimos trabalhos. Tempos depois ele se mataria.

Extraído do livro Humanos (Scortecci Editora)



Edelson Nagues (nome literário de EDELSON RODRIGUES NASCIMENTO) é natural de Rondonópolis/MT e radicado em Brasília/DF. Estudou Direito e Filosofia, com pós-graduação em Língua Portuguesa. É poeta, escritor, revisor de textos e servidor público.
É autor dos livros Humanos (coletânea de contos premiados) e Águas de Clausura (de poesia, vencedor do X Prêmio Livraria Asabeça), ambos publicados pela Scortecci Editora.
É membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (de Cachoeiro de Itapemirim/ES) e mantém (ou tenta manter) o blog pessoal www.senaoescrevodoi.blogspot.com.

Nenhum comentário