Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

João Pedro Roriz [Jornalista, Ator, Poeta e Escritor Brasileiro]

João Pedro Roriz nasceu em 1982, em Niterói. Filho de Julio Cesar de Sá Roriz e Juciema de Sá Roriz, morador do Rio de Janeiro, demonstrou desde a primeira infância interesse por piano, canto, teatro, literatura e dublagem.

Em 1997, a atriz Ana Rosa o convidou para atuar em sua primeira peça teatral profissional: “Violetas na Janela”. A peça tornou-se um sucesso de bilheteria e, durante onze anos, (1997-2008) encantou públicos em todo o Brasil. Em 1998, o artista voltou a residir no Rio de Janeiro, onde pôde administrar melhor a sua carreira.
No ano 2000, após se apresentar em diversos musicais e projetos televisivos, Roriz ingressou no elenco da minissérie “A Muralha”, exibida pela Rede Globo, onde interpretou o personagem Parati.



Aos 19 anos, optou pela Faculdade de Jornalismo e passou a dar aulas de teatro, compor ao piano e escrever. Em 2005, escreveu o texto e compôs as canções do espetáculo “Carmem – O Musical”, dirigido por Carrique Vieira e encenado pela Cia. de Teatro Arte em Voga, de Niterói. Neste ano, retorna a Rede Globo para uma participação especial na série educativa “Tecendo o Saber”, vivendo o personagem João Caiouá. 

João Pedro Roriz e Ferreira Gullar em um debate

Tornou-se um militante da poesia, conheceu os líderes do Movimento Poético Carioca e João Luiz de Sousa, Assessor de Cultura da Universidade Salgado de Oliveira, que contribuiu muito para seu crescimento profissional.


Aos 22 anos, publicou a crônica “A Cidade Pelos Trilhos do Metrõ”, com tamanho superior a meia página no caderno Opinão, do Jornal O Globo. Era sua estreia como colaborador de veículos jornalísticos. Passou a publicar artigos em diversos jornais de grande porte. Em 2006, lançou o primeiro livro de poemas: “Poesia Teatral”, pela editora carioca Ibis Libris.


Sobre seu primeiro livro, o Imortal da Academia Carioca de Letras, Edir Meirelles, escreveu: “Roriz não está só: junta-se aos grandes poetas como Castro Alves, Mario Faustino e Ferreira Gullar. Enraizada em nosso cotidiano, sua temática é universal”.

O livro “Poesia Teatral” foi adotado por inúmeras escolas e prefeituras. Por conta deste sucesso, o escritor passou a realizar palestras performáticas em escolas e universidades, recebendo premiações e conhecendo centros acadêmicos e culturais em todo o País.



Ainda em 2006, foi convidado por Elisa de Castro para coordenar os projetos literários do Centro Cultural Municipal Oduvaldo Viana Filho (Castelinho do Flamengo) e, com apoio da Prefeitura do Rio (na época comandada por César Maia), realizou, de 2006 à 2008, a Oficina Literária Novos Autores, o Ciclo de Leituras Dramatizadas e o Sarau Poético Um Castelo de Palavras, onde abria espaço para a mostra de novos talentos. Durante esse período, Roriz escreveu e montou os espetáculos “Rio Dell’arte” e “Eros e Psique”.


O segundo livro de poemas veio em 2007: “Liras Dramáticas”, publicado pela editora carioca ViaNapole. Sobre este livro, o poeta Cairo Trindade escreveu: “Acredito que o escritor vá refazer o caminho dos grandes poetas”. Mano Melo escreveu: “João Pedro Roriz é um poeta de estilo límpido, simplicidade na fluidez dos versos e profundo em sua filosofia”. A prof. Doutora de Letras Anabelle Loivos assim escreveu: “Poeta de lira e de palavra falada, João Pedro Roriz transita do verso clássico ao poema sem taxonomias para render tributo à livre estética da imaginação”.

Em março de 2007, a escritora e amiga Lúcia Fidalgo o apresentou ao editor Jakson Alencar, da Editora Paulus (SP). Roriz assinou contrato para lançar dois livros na área infanto-juvenil: “Gorrinho, uma Loucura Crônica” (2009) e a adaptação do livro “Orgulho e Preconceito” , de Jane Austen. “Gorrinho” tornou-se uma referência nas escolas, levando o autor a assinar contrato com a Paulus para o lançamento de outras 5 obras paradidáticas e uma coleção infanto-juvenil sobre mitologia.

Ainda em 2007, João Luiz de Sousa apresentou o artista a família Gissoni  que o convidou para assumir o cargo de Assessor Cultural da Universidade Castelo Branco. Na UCB, Roriz idealizou o Castelo Cultural, centro de cultura que, sob sua gestão, desenvolveu uma série de projetos sócio culturais na Zona Oeste do Rio de Janeiro e fundou a Cia. de Teatro Castelo Branco.


Em 2008, Roriz foi convidado pelo então presidente da Rádio Rio de Janeiro Gerson Monteiro para produzir e apresentar o programa “Rio Cultural”, que até hoje mantém seu sucesso de audiência (atualmente possui audiência de 20 mil ouvintes por segundo e 3a colocação no IBOPE). O programa é transmitido para toda a área metropolitana do Rio de Janeiro, sempre às segundas-feiras das 14h às 15h, ao vivo, em 1400 AM. Grandes nomes da cultura nacional e novos talentos se apresentaram e concederam entrevistas para o programa.


Em 2010, o artista se desligou da Universidade Castelo Branco para se dedicar com mais afinco à sua carreira literária e jornalística. No mesmo ano, foi convidado para abrir o PROLER no Rio Grande do Norte e participar das principais feiras literárias e grandes eventos acadêmicos do Páis. Em 2011, escreveu, dirigiu e montou a peça “Bullying – não quero ir pra escola”, voltada para o público estudantil.

Palestras para adolescentes e professores em todo o País

Em abril de 2011, lançou o romance infanto-juvenil “Eros e Psique”, primeiro livro da Coleção MitoLógica. Em 2012 lançou “A Maldição de Hera”, segundo livro da Coleção Mitológica, “Chica da Silva”, ambos pela Paulus e o bem humorado “Como Educar Sua Mãe” pela WAK Editora. Assinou a adaptação do classico “Romeu e Julieta” de Shakespeare e até 2013 lançará mais quatro livros: “Almanaque da Cidadania”, “Bullying – não quero ir pra escola” e “Bullying, quando um não quer dois brigam”..



Atualmente apresenta a contação de histórias “Sobocó do Brejo – a cidade dos contos”, de sua autoria e realiza oficinas literárias e palestras sobre bullying, literatura e motivação pedagógica em escolas e eventos públicos em todo o País para plateias lotadas de adolescentes, crianças, pais e/ou professores. Destaque para o projeto Literatura Viva do SESI; Proler do Governo Federal; Congresso de Educação de Presidente Prudente; Bienal do Livro do Rio e SP; Salão do Livro Infanto-juvenil do Rio de janeiro e as Feiras do Livro de Porto Alegre e Canoas.


Livros 



ALMANAQUE DA CIDANIA

Fome, miséria, falta de estudo, má gerência dos governantes e muitas outras dificuldades criam cenários onde é possível se observar indivíduos e grupos sociais à margem de seus direitos e, consequentemente, alheios a seus deveres. Motivado a tratar desta temática com crianças e adolescentes, João Pedro Roriz elaborou este almanaque cheio de humor e quadrinhos, repleto de informações essenciais para que eles se conscientizem dos direitos e deveres que têm.


COMO EDUCAR SUA MÃE


Não seria bom se os filhos tivessem a paciência de “educar” as suas respectivas mães? Isto é, informar, pelo menos na difícil fase da adolescência, como gostariam de ser tratados? É claro que isso acontecerá da maneira deles, com muita ironia, humor e uma certa dose de rebeldia e Rock n’ Roll.



EROS E PSIQUE


João Pedro Roriz apresenta “Eros e Psique”, primeiro título da coleção MitoLógica, que conta com linguagem atemporal e bem humorada a lendária história de amor entre o deus do amor Eros e a Princesa Psique. Prêmio: “Meus melhores livros na escola”, da Prefeitura de São Paulo.






Gorrinho, uma loucura crônica
Sucesso de vendas, esse premiado livro de João Pedro Roriz é referência em diversas escolas e Secretarias de Educação do País. Gorrinho é um pré adolescente genial e, por ser conhecedor de todas as ciências existentes no planeta, está pronto para nos mostrar que a escola pode ser um campo fértil para muitas descobertas e situações engraçadas.






Chica da Silva
Este livro de João Pedro Roriz, ilustrado por Carol Roscito, conta a história de um menino negro e pobre que sonha em ser jogador de futebol. Ele acredita que essa é a única forma de ganhar dinheiro e superar o preconceito; estudar não mudará as coisas. Livro colorido em papel couché.





Orgulho e Preconceito
A famosa obra de Jane Austen ganha uma versão para adolescentes adaptada por João Pedro Roriz, mais fácil de ler e compreender. Produto em segunda edição.














Assuntos de trabalho, imprensa e/ou convites formais para palestras, eventos, seminários ou oficinas, solicitação de orçamentos para atividades em todo o Brasil, favor entrar em contato com Marcos Santos (divulgador do escritor João Pedro Roriz)
tels: (21) 3283-6501 / 8885-5069
  
Fonte:

João Pedro Roriz 
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

2 comentários

Unknown disse...

Ótimo autor, cada obra mais linda que a outra!

Unknown disse...

Ótimo autor, cada obra mais linda que a outra!