Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Filme 'Hélio Oiticica' ganha prêmios no Festival de Berlim [Revista Biografia]


Filme 'Hélio Oiticica' ganha prêmios no Festival de Berlim

 
Hélio Oiticica, longa-metragem nacional centrado no artista de mesmo nome, recebeu, nesta sexta-feira (15), os prêmios da Fipresci (Federação Internacional da Crítica), na categoria Fórum, e o Caligari entre os filmes participantes do Festival de Cinema de Berlim.
O filme, dirigido por Cesar Oiticica Filho, sobrinho de Hélio Oiticica (1937-1980), recebeu as honrarias na véspera dos prêmios oficiais do Festival de Berlim. O documentário é inteiramente dedicado ao artista, um dos mais importantes do século XX e fundador do movimento cultural Tropicalismo.

No filme, o diretor renuncia aos comentários e entrevistas, deixando que o próprio Oiticica tome a palavra através de material de arquivo sonoro - procedente principalmente de fitas K7 - e de vídeos.
Os testemunhos do artista ilustram seu desenvolvimento artístico e permitem ao espectador conhecer os amplos interesses políticos e estéticos de sua obra.

As imagens utilizadas pelo documentarista - que descobriu em torno de 15 rolos de vídeo Super 8 desconhecidos do público -, editadas sobre a base de uma montagem rítmica, não só ilustram as explicações do artista, mas criam novos contextos que vão além da palavra.
Como resultado, o público enfrenta um atrevido e complexo retrato do artista, no qual seu trabalho e sua vida - incluindo a homossexualidade e as drogas - se condicionam mutuamente.

Fonte:

Revista Biografia

Nenhum comentário