Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

TEMPOS DE BULLYING [Romulo Nétto]

TEMPOS DE BULLYING


Em 19 de abril de 2012 o governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, sancionou a lei número 9724. Em seu artigo 4 º ela estabelece: “Dentre as medidas preventivas fica instituída a ‘Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar bullying no Estado de Mato Grosso, a ser realizada anualmente, na primeira semana do mês de abril.”


Mais. No Art. 5º item III: “ – estimular a produção de materiais impressos e audiovisuais sobre o assédio escolar bullying na rede estadual de ensino e demais espaços e instituições sociais.”

Até o presente momento se alguma ação tem acontecido ela não é do conhecimento público. Ou será que as Secretarias de Educação Estadual e Municipais estão esperando cair do céu o material a ser distribuído em todas as escolas públicas e privadas? Tenho a leve desconfiança que é mais uma lei que não será cumprida por falta de interesse daqueles que detém o poder.

Não por acaso tenho o livro “Torturados – tempos de bullying” mas nenhum órgão se interessou em publicá-lo, distribuindo-o para alunos e professores como material para ser lido e debatido durante a Semana de Combate e Prevenção ao Assédio Escolar bullyng, principalmente, na primeira. Oportuno dizer que o texto é de fácil compreensão, com vocabulário compatível para estudantes do ensino fundamental, notadamente a partir da sétima série e alunos do ensino médio. 

Trata-se de um pequeno romance que traz no seu bojo as inconsequentes ações daqueles que praticam costumeiramente o bullying sem temer a responsabilização de seus atos.

Ainda mais, sou residente em Cuiabá e me dispôs a escrever este texto na esperança de estar contribuindo para o enriquecimento do debate, que espera-se caloroso e, sobretudo proveitoso para a sociedade, mormente aos alunos das escolas públicas e privadas.

Romulo Nétto, mineiro radicado em Cuiabá há 35 anos. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade de Brasília,  veio para o Estado em 1971 para trabalhar como jornalista na Universidade Federal de Mato Grosso. Desde então nunca mais saiu, só quando se aposentou, aos 47 anos, e passou um período no Nordeste. Escritor, muito mais que jornalista, ele é daqueles sujeitos que não esquecem de onde vieram.http://romulo-netto.blogspot.com

Nenhum comentário