Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Vitória da persistência [Celso Sisto]

Vitória da persistência

BARBOSA, Rogério Andrade. Não chore ainda não. São Paulo, Larousse do Brasil, 2007. 24 p.

Se você desiste na primeira dificuldade, enxerga só o lado ruim das coisas, vive reclamando e não faz nada pra mudar, deve ler este livro! Mas se você faz o contrário, leia também, pois mesmo pra quem já sabe, vale a pena comprovar!

Mas não pense que este livro é cheio de lições pra gente aprender e fazer igualzinho! Não! Livro que é bom não manda nada e diz muito!

Na África, na Guiné Bissau, na ilha de Bubaque, vivem as mulheres catadoras. Elas catam peixes miúdos, que caem das redes dos pescadores, quando eles chegam à praia. Elas enchem os cestos, colocam na cabeça e se vão! Dentre os peixes, há também um alimento gostoso: o saltão, mistura de “sapo” e peixe, de olhos saltados, que vive escondido entre as pedras lisas e anda aos saltos, na areia. 

Um dia, a mulher do saltão escapou das catadoras, mas seu marido não. Inconformada, começa a chorar e a dizer sem parar: “pegaram meu marido”. Os bichos vão repetindo o acontecido e logo todos ficam sabendo. Mas o saltão, mesmo preso, avisa à mulher: “só chore na hora em que sentir meu cheiro no assado”. E a mulher, com esperança, segue as catadoras, pra ver se o marido consegue escapar.

O livro é cheio de belas palavras africanas e informações sobre os costumes do lugar. As imagens de Ciça Fittipaldi são tão fortes e o colorido tão intenso, que dá pra sentir o cheiro do óleo de palmeira, escutar o repique do tambor e as vozes cantando “kutubamba na tu burara”, com o coração disparado, acompanhando a fuga do saltão e da esposa.

Rogério Andrade Barbosa, o autor, viveu na África e sabe contar essas histórias como ninguém! 

 
Celso Sisto é escritor, ilustrador, contador de histórias do grupo Morandubetá (RJ), ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. 

Nenhum comentário