Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Artista Marco Giannotti expõe colagens em papel inspiradas no Japão [TRAJANO PONTES]

Marcelo Justo/Folhapress
Artista Marco Giannotti expõe colagens em papel inspiradas no Japão

TRAJANO PONTES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
 

"Ma-ru-ko". É com uma pausa em cada sílaba que o pintor Marco Giannotti lê seu prenome carimbado nas colagens em papel de folha de amoreira afixadas às paredes do Instituto Tomie Ohtake.

Elas registram o período de 2011 a 2012 em que o professor da USP deu aulas de cultura brasileira na Universidade de Estudos Estrangeiros de Kioto, no Japão.

Também ilustram as páginas de "Diários de Kioto" (WMF Martins Fontes, 162 págs., R$ 60), lançado na abertura da exposição. O livro reúne colagens, fotos e artigos para "O Estado de S. Paulo".

O uso do carimbo, em substituição à assinatura à mão, foi um dos primeiros estranhamentos na chegada ao Japão, diz Giannotti. As limitações de língua e de espaço levaram-no às colagens. 

"Fiquei analfabeto, quase completamente em função da experiência visual. Como só tinha uma mesa para trabalhar, passei às colagens."

Nelas, o artista aponta sua evolução. Do começo colorido e geométrico, diz ter passado às transparências permitidas pela sobreposição de camadas, remetendo às portas e janelas das casas tradicionais japonesas. 

Ele identifica o auge da série nas colagens monocromáticas que exploram mudanças da paisagem ao longo das estações. "Uma paisagem mais atmosférica, não pautada na perspectiva europeia." 

Seu estudo das cores também está em 14 telas produzidas no retorno ao Brasil, reunidas em "Penumbra", na Galeria Raquel Arnaud. 

"Nas colagens, a espacialidade japonesa parte do contraste entre luz e sombra. As pinturas também são, em outra escala e linguagem, uma construção, uma janela. São parte da mesma poética."


DIÁRIOS DE KIOTO
QUANDO quinta-feira (21), às 20h (até 21/4)
ONDE Instituto Tomie Ohtake (av. Faria Lima, 201; tel.: 0/xx/11/2245-1900)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

PENUMBRA
QUANDO até 9/3
ONDE Galeria Raquel Arnaud (r. Fidalga, 125; tel.: 0/xx/11/3083-6322)



Nenhum comentário