Filmes brasileiros adaptados para crianças com deficiência visual disponíveis gratuitamente [Revista Biografia]

Filmes brasileiros adaptados para crianças com deficiência visual disponíveis gratuitamente


Acompanhe a história do velho Roxx, que caminha pelo deserto de Gueramba. Ele chega ao seu local preferido e, como de costume, começa a tocar uma canção. A música atrai Bud, o monstro, um velho conhecido seu.
Esta é a história da animação de Hélder Nóbrega, o curta-metragem Bud’s songs time, que o site www.filmesquevoam.com.br lança hoje, agora com audiodescrição, - versão voltada para pessoas com deficiência visual. Este e outros curtas já estão disponíveis no Canal Muito Especial do filmesquevoam também na Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.

A partir deste primeiro curta, o site vai lançar vários filmes com estas características de acessibilidade até o final do ano, numa iniciativa inédita no Brasil. Atualmente os filmes estão disponíveis gratuitamente no site e para dispositivos móveis, e logo estarão em DVD, distribuídos gratuitamente para escolas e instituições.
No Brasil, há em torno de 15 milhões de pessoas com deficiência visual ou auditiva. É para este público, que tem acesso restrito às produções culturais, que está voltado o Canal Muito Especial, com ênfase nas crianças e adolescentes. Os primeiros cinco filmes com versão interpretada em Libras são Bud’s songs time, O macaco e o rabo, O mistério do boi de mamão, Regando Bigodes Cadê meu rango?. Pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva que já são alfabetizadas têm a opção de ver os filmes com legendas. Um dos objetivos do projeto é levar aos produtores audiovisuais informações sobre tecnologia para produzir conteúdos acessíveis.

Os filmes – Canal Muito Especial LIBRAS E AUDIODESCRIÇÃO
Acompanhe a história do velho Roxx, que caminha pelo deserto de Gueramba. Ele chega ao seu local preferido e, como de costume, começa a tocar uma canção. A música atrai Bud, o monstro, um velho conhecido seu.
Hélder Nóbrega, Animação, SP, 2012, 3’50”.

O macaco perde o rabo e parte em uma busca para recuperá-lo. A cada personagem que ele encontra, sua situação se complica mais. Uma adaptação de um conto do folclore nordestino.
Direção Coletiva dos alunos da disciplina Animação Digital – Núcleo de Design UFPE/CAA, PE, 2011, 8’10”. 

Filme de aventura e suspense que envolve um grupo de crianças, futebol e a brincadeira do boi de mamão da Lagoa da Conceição, em Florianópolis.
Luiza Lins, Ficção, SC, 2006, 14’.

Felipe, sete anos, sonha em ter bigodes como os do tio. Na tentativa de obter o resultado desejado, realiza alguns experimentos. Porém, nada sucede como o esperado, o que faz com que Felipe tenha que aprender a lidar com o tempo.
Thais Vasconcellos e Katia Lund, Ficção, RJ, 2012, 11’10”.

Bernard, preguiçoso e solitário, leva a vida tranquilamente em seu aconchegante lar. Certa manhã vai pegar sua comida, mas não a encontra. Quem pegou? Bernard encara o roubo como um desafio e busca formas de encontrar esse “ladrão”.
George Munari Damiani, Animação, SP, 2012, 4’10

Links e Redes Sociais
filmesquevoam.com.br
facebook.com/filmesquevoam
youtube.com/filmesquevoam
twitter.com/filmesquevoam
fundacaotelefonica.org.br

contato filmesquevoam@filmesquevoam.com.br
48 3879 5182
48 9639 3171
  



0 comentários: