Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

III CONCURSO LITERATURA DA NATUREZA [Revista Biografia]

III CONCURSO LITERATURA DA NATUREZA 


OBS.: A atuação do autor e os resultados de concursos literários anteriores é perfeitamente verificável em dezenas de sites através do Google e outros sites de busca. Está tudo exposto de forma transparente, como sempre esteve. Forte abraço a todos. Paulo Roberto de Oliveira Caruso.



1. Da finalidade do concurso



O presente concurso literário, conquanto destinado a pessoas de qualquer nacionalidade, visa a estimular a escrita na língua portuguesa (e a leitura da tão respeitada literatura brasileira), numa época em que esta precisa tanto de valorização por parte de seus próprios nacionais. Importante é frisar que, para efeito de comprovação da autenticidade do alegado currículo do escritor OLIVEIRA CARUSO, seus títulos encontram-se comprovadamente em diversos sites e blogs pela internet, bastando digitar o nome inteiro nos sites de busca. Deve-se ressaltar que não há CNPJ por trás do concurso simplesmente porque somos pessoas físicas organizando-o e atribuindo a premiação aos vencedores sem que haja uma empresa ou ONG voltada para tal. Agradecemos desde já a confiança de escritores inscritos nos 8 (oito) concursos literários anteriores (I E II LITERATURA DA NATUREZA, I E II EROTISMO COM ARTE, I E II OLIVEIRA CARUSO, EROTISMO EM RIJAS ASAS e  I FULGURAS DO AMOR. Assim, pudemos premiar escritores profissionais e amadores de várias partes do Brasil e de Portugal, além de encaminhar os mais destacados a Academias de Letras e de Artes.


2. Da inscrição

2.1. A inscrição será aberta a todos os autores que entreguem seus textos em língua portuguesa.

2.2. O período de incrições dar-se-á de 18 de fevereiro de 2013 a 3 de março de 2013, através do envio dos dados do autor seguidos do(s) texto(s) no corpo do email (logo, sem anexos), para literaturadanatureza@gmail.com .

2.3. Não há necessidade de os textos inscritos serem inéditos, desde que os aludidos textos não tenham se sagrado vencedores de outros concursos que hajam exigido a cessão de direitos autorais. Se os textos tiverem sido vencedores, mas não haja sido exigida a cessão aludida, serão perfeitamente aceitos.

2.4. A participação neste concurso implicará na aceitação irrestrita do regulamento presente, sendo irrecorrível e soberana a decisão do júri no que tange a dirimir quaisquer dúvidas não esclarecidas neste mesmo regulamento.

2.5. Deve ser efetuado o depósito no valor de R$20,00 (vinte reais) por texto inscrito, com limite máximo de até 3 (cinco) textos por cada categoria (prosa e poesia) no banco ITAÚ, na conta corrente n. 14.906-8 da agência 6134. Por exemplo, a pessoa que inscrever 3 (três) textos em prosa e 1 (um) em verso, totalizando 4 (quatro) textos, precisa depositar R$80,00 (oitenta reais), sempre devendo respeitar o máximo de textos de cada categoria (3 textos).

2.6. Não será devolvido o valor depositado no caso de desclassificação de textos.

2.7. A cópia do comprovante de depósito bancário da taxa de inscrição deverá ser preferencialmente enviada por email, podendo ela ser digitalizada ou fotografada. Em caso de o escritor não puder digitalizar ou fotografar o comprovante, pede-se enviar ao menos os dados do depósito, incluindo o horário.

2.8. O envio de textos sem o devido pagamento até o dia 4 de março de 2013 implicará a imediata desclassificação dos mesmos.


3. Das categorias de textos

3.1. A categoria “prosa” engendrará qualquer tipo de prosa, como: conto; crônica; redação; carta; trabalho acadêmico; artigo; microconto etc.

3.2. A categoria “poesia” engendrará qualquer tipo de poesia, como: poesia livre; haikai; indriso; trova; soneto; glosa; redondilha; cordel; rondel; poetrix etc.

3.3. Para a categoria “prosa”, a formatação deverá ser em fonte TIMES NEW ROMAN ou ARIAL, ambas tamanho 12, espaçamento simples, sendo que o texto deve ocupar no máximo cinco páginas do editor de texto (word / wordpad) e deverá ter necessariamente título.

3.4. Para a categoria “poesia”, a formatação deverá ser em fonte TIMES NEW ROMAN ou ARIAL, ambas tamanho 12, espaçamento simples, sendo que o texto deve ocupar no máximo uma página do editor de texto (word / wordpad) e deverá ter título necessariamente.

4. Do tema

4.1. O tema para qualquer das duas categorias será a natureza, em quaisquer de suas essências, como: a beleza da mesma; praias; serras; animais; vegetais; o céu; o mar; a luta pela sobrevivência; a necessidade de salvarmos a natureza; a importância da reciclagem; lendas; a natureza humana etc.

5. Dos dados necessários

5.1. No corpo do email (não como anexo) deverão constar:

- o nome completo do autor;
- o pseudônimo adotado;
- a(s) categoria(s) a que concorre (prosa / poesia);
- o endereço completo (com CEP) para o envio do prêmio;
- um breve currículo do autor (até no máximo 10 linhas);
- opcionalmente, o número do telefone residencial e do telefone celular, para eventuais esclarecimentos.

5.2. Também no corpo do email ou como anexo deverá ser enviado cada texto a concorrer, logo abaixo dos dados aludidos no parágrafo acima, sendo que (de acordo com a preferência do concorrente):

- cada texto poderá ser enviado em uma correspondência eletrônica diferente junto com os dados acima do mesmo ou um em seguida do outro. Por exemplo, se forem enviados 6 (seis) textos, enviando 6 (seis) emails, sendo cada um com os dados pedidos do autor e o texto em seguida,
- ou podem ser, no caso de mais de um texto do mesmo autor, enviados no mesmo email, mas separados por título, após os dados do autor.

5.3. O concorrente é plenamente responsável pela veracidade das informações prestadas e pela eventual prática de plágio total ou parcial, sendo que tal prática acarretará a eliminação imediata do concorrente.

6. Da premiação

6.1. A premiação consistirá de medalhas de ouro, prata e bronze, respectivamente para o primeiro, o segundo e o terceiro colocados de cada categoria, sendo que cada medalha é confeccionada em metal resistente a simbolizar a cor do metal respectivo aludido, como normalmente se dá em competições em geral.

6.2. Desta feita o concurso literário conta com medalhas de 5 (cinco) centímetros de diâmetro, ao invés dos 3,5 (três e meio) habituais do presente concurso, o que faz com que ela tenha aproximadamente 19 (dezenove) centímetros quadrados de área ao invés dos aproximados 10 centímetros quadrados de área, o que dá ainda maior pompa à premiação.

6.2. Será enviado por email, após a publicação do resultado, a todos os participantes que não conquistarem medalha, um certificado de participação ou, dependendo do caso, um certificado de menção honrosa no presente concurso literário, sendo que a data de publicação da lista dos vencedores será 10 de março de 2013, podendo até mesmo ser antecipada ou postergada (devido à quantidade de trabalhos recebidos ser menor ou maior que a esperada), sendo certo que se dará nos sites REINODOSCONCURSOS.COM e REINODOSCONCURSOS.COM.BR e através de email enviado para os três vencedores de cada categoria.

6.3. Os participantes, em caso de serem premiados, autorizam desde já a publicação de seu texto agraciado nos referidos sites para meros fins de promoção do concurso cultural e dos autores, não havendo qualquer cessão de seus direitos de autor em prol do concurso, já que este NÃO ensejará a publicação de antologia; no caso de preferirem, os participantes poderão se identificar apenas com pseudônimo, sendo certo que este dado é que, no caso de preferência do autor, será publicado no site, em caso de ser agraciado com medalha ou menção honrosa.

6.4. Se for constatado haver vencedor com mais de uma medalha na mesma categoria, será mantida a melhor colocação, suprimindo-se as demais, podendo, a critério da comissão julgadora, ser concedida menção honrosa a autores não contemplados com o prêmio, mas cujo desempenho se mostre digno de ser ressaltado.

6.5. As medalhas serão enviadas por PAC para o endereço informado pelos concorrentes até uma semana após a publicação da lista de vencedores.

7. Da ocorrência de plágio

7.1. Novamente deve-se ressaltar que qualquer sinal indicativo de plágio fará com que o concorrente seja imediatamente desclassificado.


8. Da comissão julgadora e do julgamento


8.1. A comissão julgadora será composta por membros ligados à literatura brasileira e atuantes na mesma cena.

8.2. Considerar-se-ão no julgamento: correção de linguagem; beleza das imagens poéticas (no caso da categoria “poesia”); originalidade; criatividade; coesão e coerência.

8.3. Serão desclassificados do concurso os candidatos que não efetuarem o pagamento da taxa de inscrição, não obedecerem aos critérios para a inscrição dos textos ou não enviarem os dados pedidos no regulamento.

Rio de Janeiro (RJ), fevereiro de 2013.

Fonte:
http://reinodosconcursos.com.br/index.php?pagina=1501479057_17

A Revista Biografia não possui vínculos com os organizadores do Concurso, tampouco, está obrigada a repassar os resultados ou resolver qualquer problema advindo do processo de inscrição. Apenas divulgamos o evento no intuito de informar os leitores e autores que visitam nossa página sobre o que acontece no mundo dar artes. Aqueles que desejarem participar devem entrar em contato diretamente com a organização do Concurso.

Revista Biografia

Nenhum comentário