Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

O Teatro VostraZ – MT [Venicio de Souzza]

 O Teatro VostraZ – MT

A Cia Voztraz de teatro criada no ano de 2011 é uma jovem companhia de teatro composta de experientes atores. Oriunda de Várzea Grande-MT, com os diretores e atores várzea-grandenses Maicon D' Paula e Venicio de Souzza, a Vostraz pioneiramente estabelece sua pesquisa teatral no universo cômico do palhaço brasileiro, na musicalidade, cancioneiro e poesia de cultura popular, e na construção de uma estética corporal em que o método do ator como elemento principal do teatro estabelece a condição de haver o teatro. 

Democratizar a arte, oferecendo um produto cultural de qualidade é uma premissa da Cia, que labuta o incentivo de construção de platéia em Várzea Grande. A segunda maior cidade do estado, ainda não possui um Teatro para acolher as apresentações teatrais e nem uma secretaria de cultura para tratar das dificuldades e interesses dos artista, o que contribui em muito para a migração do artista de Várzea Grande para Cuiabá ou mesmo para outras regiões do Brasil.


Permanecer e trabalhar na cidade é necessário e preciso. Por isso a Vostraz se organiza e se aprimora pra que o movimento artístico de Várzea Grande crie seu espaço e definitivamente se estabeleça com a importante função de favorecer o enriquecimento cultural dos artistas e platéia.


A Companhia alça grandes vôos em 2013. Em abril representará Várzea Grande e Mato Grosso no maior festival de teatro da américa latina, o Festival de Curitiba, integrando a mostra Fringe. Ainda nesse ano o espetáculo Conversa de Botas e Batidas, uma revisitação de histórias culturais e folclóricas como a do Boi a Serra e/ou do Minhocão do Pari, típicas e conhecidas em Mato Grosso estreará na Semana Sesc de Literatura na ultima semana de abril. O espetáculo tem caráter musical e de contação de historias com pesquisa no universo dos grandes mestres de cultura popular. O texto é escrito por Venicio de Souzza e a direção musical de Ricardo Porto.


Outro grande feito será a montagem do espetáculo infantil Estrela Maria, espetáculo contemplado pelo premio Miriam Muniz - Funarte, para montagem de espetáculo. Esse feito é o maior reconhecimento e oportunidade que a Vostraz em sua história recebe. O Miriam Muniz é um grande premio brasileiro que oportuniza e possibilita que cias brasileiras como a Vostraz desenvolva suas pesquisas e atividades cênicas com qualidade. O espetáculo traz no enredo Maria, uma menina sonhadora que não conseguia mais dormir com medo de ter pesadelos. Joaquin Celestial um amigo imaginário que promete ajudar Maria a voltar a ter prazer em dormir e sonhar, só não contava com um ser amedrontador e poderoso "Medo", o responsável  pelos pesadelos, um vilão capaz de assumir diversas formas físicas. A trama contará com um resgate musical de cancioneiros da dança do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade-MT.

                       Venicio de Souzza/Foto Rany Carneiro

mais informações:




Telefones:65 3682 5304 (Venicio)

65 9212 0960 (Maicon)

Nenhum comentário