Revistas e Jornais – Um estudo do Modernismo em Mato Grosso [Marinei Almeida]

Revistas e Jornais – Um estudo do Modernismo em Mato Grosso

Sobre a obra

Esta obra foca no mapa da literatura brasileira movimentos como Intensivismo e a atuação de um grupo de poetas de Mato Grosso que não se poupou em produzir jornais e revistas literárias em condições as mais adversas, conjugando um esforço de atualização e modernização da arte.

Ressalta-se a importância do estudo de imprensa como veículo propagador e divulgador de novas propostas culturais, desempenhando uma função, aliás, significativa no contexto mato-grossene e suas religações com o nacional e supranacional da Semana da Arte Moderna, em comparativas de obras como as de Cecília Meireles, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A autora costura na escrita o veículo jornalístico artístico com um fértil terreno para a compreensão da heterogeneidade cultural da época e de espaços outros.

Sobre a autora

Marinei Almeida graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, 1996). Especializou-se em Literatura Brasileira, pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-BH, 1998). Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Letras (Estudos Comparados de Lite-raturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (USP). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), atua nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura e Memória. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Gradu-ação em Estudos da Linguagem (MeEL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área dos Estudos Literários. Integra o Centro de Pesquisa em Literaturas (Ceplit-Unemat); Membro do RG-Dicke – Grupo de Pesquisas em Literatura (UFMT-Cnpq) e do Grupo de Pesquisas em Literatura Comparada (Unemat-Cnpq). Possui vários textos publicados em revistas e livros.

Ficha técnica
Autor: Marinei Almeida
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2012
ISBN: 978-85-8009-061-1
Tamanho: 15,8 x 22,8 cm
Número de páginas: 192
Gênero: Crítica Literária
Peso: 298 gramas
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Preço Capa: R$ 35,00

Fonte:

0 comentários: