Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Projeto 'Pantanais - Mostra Itinerante da Cultura Pantaneira'

Projeto 'Pantanais - Mostra Itinerante da Cultura Pantaneira'

Projeto 'Pantanais - Mostra Itinerante da Cultura Pantaneira' chega à Ouro Preto dia 12


Selecionado pelo Edital Nacional 2012, Caravana Pantaneira tem como destaque show com os músicos João Ormond, Paulo Simões, Habel Dÿ Anjos e Dino Rocha

Divulgar a cultura dos dois pantanais (MS e MT), em outras regiões do Brasil, por meio da música, danças, artesanatos, documentários, palestras e culinária. Em síntese, esse é o objetivo do Projeto Pantanais – Mostra Itinerante da Cultura Pantaneira, uma das iniciativas selecionadas no Edital 2012 do Natura Musical, que chega a Ouro Preto em abril.
A cidade mineira foi escolhida para ser a primeira parada dessa verdadeira caravana pantaneira, dia 12 de abril, a partir das 23h30, no Salão de Eventos Centro Acadêmico Escola de Minas. Com curadoria do violeiro e compositor João Ormond e produção executiva de Marinéa Mochizuki, o Projeto Pantanais consiste em uma caravana cultural, que pretende mostrar a singularidade dos costumes e manifestações artísticas pantaneiras ao público de outras regiões, ao mesmo tempo fazendo soar um alerta quanto à necessidade de se preservar esse patrimônio único.

As próximas paradas da Caravana Pantaneira serão: Curitiba (PR), Teatro Paiol, dia 13 de abril; Goiânia (GO), Teatro Goiânia Ouro, 10 de maio; Ribeirão Preto (SP), Espaço Cultural Capela da USP, 16 de maio e o encerramento será na cidade de São Paulo (SP), em data a ser definida.

Roteiro
 
A programação tem início com a exibição do documentário em curta-metragem “Céu e Água”, de João Carlos Bertoli (20 min), com trilha sonora assinada pelos violeiros João Ormond,

Almir Sater e Daniel de Paula. Em seguida, será realizado bate-papo rápido sobre “A importância da preservação da Bacia Pantaneira e Ritmos regionais - Chamamé, Polca, Rasqueado, Siriri e Cururu”, em que João Ormond e Habel Dÿ Anjos abordarão a colonização do Pantanal, a importância da preservação da Bacia Pantaneira e dos ritmos regionais.

Encerrando a noite pantaneira em grande estilo, ocorrem os shows de João Ormond, Paulo Simões, Habel Dÿ Anjos e Dino Rocha, com a participação de um casal de dançarinos, que mostrará danças do folclore mato-grossense como cururu e siriri.

No repertório do show estarão diversas canções que marcam a cultura musical pantaneira, como “Reduto de violeiro” (João Ormond e Teco Seade), que retrata o pantanal como um paraíso natural que inspira artistas e poetas a cantar suas belezas da fauna e flora. Outra canção, “Cavalo Pantaneiro” (Paulo Moura e João Ormond), demonstra a exuberância da raça de cavalo que se adaptou à planície alagada, fazendo parte do cotidiano do homem pantaneiro. “Comitiva Esperança” (Almir Sater/Paulo Simões) é uma homenagem às grandes comitivas de boiadas que acontecem no pantanal, enquanto “Trem do Pantanal” (Paulo Simões/Geraldo Roca) é uma viagem pelos trilhos do pantanal adentro, pelas belas paisagens até ao seu destino em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.

Também serão apresentadas algumas canções de domínio público que retratam as manifestações culturais da região ao ritmo de chamamés, guarânias, siriri e cururu.

Serviço
 
PANTANAIS - MOSTRA ITINERANTE DA CULTURA PANTANEIRA
www.pantanais.com.br
Dia 12 de abril – Ouro Preto (MG)

CAEM - CENTRO ACADÊMICO ESCOLA DE MINAS
Praça Tiradentes, 9 - Ouro Preto
Telefone:  (31) 3551-2452
Abertura do Salão de Eventos: 23h30
Capacidade: 1200 pessoas
Preço único: R$ 10
Classificação: 18 anos

PROGRAMAÇÃO
 
23h30 – Exibição de documentário “Céu e Água” (palco)
23h30 - Apresentação de grupos de dança e demonstrações de redeira e luthier Viola de Cocho (saguão)
1h20 – Bate-papo sobre a importância da preservação da Bacia Pantaneira
1h30 – Show com João Ormond, Habel Dÿ Anjos, Paulo Simões e Dino Rocha

Fonte:

Nenhum comentário