São Carlos ganha acervo com 100 gravuras de Salvador Dalí [Catraca Livre]


As obras ilustram a “Divina Comédia” 
de Dante Alighieri
e trazem a assinatura de Dalí
São Carlos ganha acervo com 100 gravuras de Salvador Dalí

Obras doadas por fazendeiro foram feitas pelo espanhol para ilustrar a "Divina Comédia" de Dante Alighieri

As obras ilustram a “Divina Comédia” de Dante Alighieri e trazem a assinatura de Dalí

Para conhecer ao vivo as obras do pintor espanhol Salvador Dalí não é necessário ir até os grandes museus europeus ou norte-americanos, basta sair de São Paulo  e seguir 230km até a cidade de São Carlos, no interior do estado.

Isso porque, um fazendeiro chamado Lover Ibaixe resolveu doar à prefeitura de sua cidade natal a coleção de 100 ilustrações assinadas por Dalí. As imagens foram feitas pelo espanhol para ilustrar a obra a “Divina Comédia”, do renascentista florentino Dante Alighieri.

As obras foram adquiridas nos anos 60, quando o fazendeiro conheceu o casal Salvador e Gala Dalí em uma viagem à Figueres, cidade natal do pintor. Na ocasião, ele pagou 300 moedas austríacas de ouro pela coleção à própria Gala, que, apesar de ser contra a comercialização do trabalho do marido, gostava muito de ouro.

Segundo a Prefeitura de São Carlos, será construído um local seguro e adequado para receber o acervo, que ficará permanentemente exposto. Apesar de as obras chegarem à cidade em 90 dias, a expectativa é que a visitação ao público seja aberta no dia 4 de novembro, data do aniversário de São Carlos.


0 comentários: