Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Série fotográfica mostra onde dormem algumas crianças ao redor do mundo [Jaque_Barbosa]

Série fotográfica mostra onde dormem algumas crianças ao redor do mundo


por Jaque_Barbosa

É o tipo de trabalho que nos deixa pensando se não andamos reclamando demais ou sem verdadeiro motivo. O livro do fotógrafo James Mollison chamado de “Where Children Sleep” retrata crianças ao redor do mundo mostrando os locais onde passam as noites, não necessariamente camas, não necessariamente quartos.

Lembra daqueles dias cansativos, em que você só pensa em chegar em casa e esticar na cama? Lembra do quão importante é pra manter sua energia e saúde? Então precisa conhecer a história desses meninos e perceber que, afinal, o lugar onde eles dormem pode dizer muito sobre suas vidas. As histórias mostram a diferença das condições de vida das crianças nos diferentes lugares do mundo. Veja algumas fotos:




Ahkõhxet tem 8 anos e é membro da Kraho Tribe, que vive na bacia do rio Amazonas, Brasil. Existem apenas 1900 membros na tribo, que sobrevivem com comida cultivada num solo pouco fértil, usando ferramentas básicas. A pintura vermelha no seu peito é um dos vários rituais da tribo.





Alex tem 9 anos e vive no Rio de Janeiro. Passa os dias pedindo esmola, roubando idosos ou pessoas esperando nos semáforos. Cheira cola e dorme ocasionalmente nesse sofá ou noutros que vá encontrando.



Milhares de meninos foram recrutados pra combater na violenta guerra civil da Libéria. Este, cuja identidade não é revelada pra sua própria segurança, foi um deles. Vive refugiado na Costa do Marfim, numa escola pra “ex-crianças-soldado”. Tem 9 anos.





Dong tem 9 anos e partilha o quarto com sua irmã e seus pais, em Yunnan, China. A terra que lhes pertence dá apenas pra providenciar arroz e cana de açúcar.




Jasmine prefere ser chamada de “Jazzy”. Vive numa mansão com seus pais e 3 irmãos e seu quarto está cheio de coroas e outros objetos que ganhou em “concursos pra crianças”. Com apenas 4 anos, já participou em milhares dessas competições, que podem custar também milhares de dólares aos pais. Jazzy gosta de ser tratada como uma princesa e ter seu cabelo e unhas arrumados, boas roupas e maquiagem impecável. Vive no Kentucky, EUA.





Numa vila no Senegal, Lamine, 12 anos, partilha um quarto com muitos outros meninos de sua escola, onde as meninas não são admitidas. As camas são bastante desconfortáveis, algumas apoiadas em tijolos.




Douha vive num campo de refugiados palestiniano em Hebron, West Bank. Com 10 anos, partilha quarto com suas 5 irmãs.



Joey tem 11 anos e vive no Kentucky, EUA, com pais e uma irmã mais velha. Habituado a acompanhar seu pai nas caçadas, Joey já tem 2 espingardas e matou sua primeira presa (um veado) aos 7 anos.




Juan David tem 10 anos e vive numa cabana com seus pais, em Medellin, Colômbia. São deslocados no seu próprio país, pois fugiram da vila onde viviam, muito afetada pela violência e pelo tráfico de drogas.




A casa de Nantio, 15 anos, no norte do Quênia, é feita de pele de gado e plástico. A família pertence à tribo Rendille. Enquanto espera ser escolhida pra casar, Nantio será submetida à circuncisão feminina, prática normal dentre os membros da tribo, que visa  eliminar pra sempre o prazer sexual das mulheres.



Risa vive com 13 mulheres em Kyoto, no Japão, onde treina intensamente pra ser uma “geisha”. É a mais nova “maiko” (jovem que já passou o teste pra treinar pra “geixa”) e tem 2 dias de descanso por mês. Tem 15 anos e deixou os pais em Tóquio.



Lay Lay tem 4 anos e é originária da Birmânia, de onde fugiu da brutal ditadura militar. Quando sua mãe morreu, ninguém quis ficar com Lay Lay e por isso ela foi enviada pra um orfanato, na Tailândia. É lá que vive e partilha “quarto” com 21 crianças. O orfanato consiste em 2 quartos: durante o dia, um é sala de aulas, o outro serve pras refeições. À noite, os dois servem pra dormir. Cada criança tem uma gaveta com seus pertences que, no caso de Lay Lay, não é mais do que alguns itens pra vestir.


Ainda há muitas histórias para serem descobertas no livro “Where Children Sleep”, disponível na Amazon.

Todas as imagens por James Mollison

Fonte:

Um comentário

Graça Carpes disse...

Ah, o olhar assustado de Alex...