Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Mostra ´O Artista e sua Obra´ [Carlos Augusto de Almeida]


Mostra ´O Artista e sua Obra´

de 24/05 a 14/06/13 em Piracicaba/SP - Entrada gratuita.

Resumo do Projeto

Tem como objetivo trazer para o espaço expositivo localizado no Engenho Central em Piracicaba, São Paulo, mostra coletiva de artes com esculturas, cerâmica, pinturas e gravuras sobre papel.

Ao colocar lado a lado significativos representantes das artes visuais do Brasil que desenvolvem temas de interesse imediato, como a preocupação com o meio ambiente, traz conhecimento para uma camada da população através da visualização das obras temáticas, além de democratizar o acesso à cultura num espaço cultural que está entre os mais importantes do interior do estado.

A intenção destas mostras é proporcionar ao público novas plataformas de criação e informação, despertando e ampliando ainda mais nossa compreensão sobre temas relevantes.

Artista artista de destaque Internacional homenageado: Caciporé Torres

Caciporé Torres - Escultor e professor universitário. Iniciou sua carreira artística aos 19 anos ao ser premiado na 1ª Bienal de São Paulo, com o prêmio “Viagem à Europa”. Em 1954 estudou História da Arte na Sorbonne (em Paris, na França). Foi premiado em outras três edições da Bienal de São Paulo. Participou da XXVI Bienal de Veneza, da Quadrienal de Roma e da Bienal Jovens de Paris. Foi professor de escultura da FAAP (1961/ 1971). Expôs individualmente no MASP, no MAM, no MUBE e em diversas galerias do Brasil e do exterior. Foi eleito duas vezes “Melhor Escultor” pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Possui obras nos acervos dos principais museus do Brasil. Com o intuito de levar sua obra a um público mais amplo e de integrar a arte à arquitetura e ao espaço urbano, estabeleceu parcerias com arquitetos, urbanistas e construtoras. Possui aproximadamente 70 obras em espaços públicos de diversas cidades do Brasil e do exterior.

Mostra de Arte com trabalhos de 19 artistas previamente selecionados, participando com obras dentro da proposta da mostra.

Artistas participantes.

Adalgiza Vaz Rimoli / Arair Ferrari / Cecília Pupo / Cícero Carr  / Dircéa Mountfort / Lica Cruz / Betti Simão / Elza Oda / Fernando Araujo / Jorge Méndez / Ilza Ravanelli / Maria A. Dias / Marilu Trevisan / Margarete Zenero / Matheus Hass / Natal Gonçalves / Neide Caldas / Pedro Zagatto / Rogério Pedro.


LIVE PAINTING

O artista Rogério Pedro de Campinas irá pintar ao vivo na abertura da exposição uma cena da Festa do Divino as margens do Rio Piracicaba, tendo ao fundo uma imagem do Engenho Central. (A obra será doada)

A festa do divino é uma manifestação cultural e religiosa de origem portuguesa, que traz antigas tradições católicas coloniais e é praticada em várias regiões por onde passaram os bandeirantes. Em Piracicaba é a mais tradicional das festas populares.

Título - "Devoção as margens do rio Piracicaba"
Técnica - graffiti (spray)



CEDHU

Apoio: Secretaria da Ação Cultural de Piracicaba

O espaço cultural fica nas instalações do parque do engenho central (*)


(*) Engenho Central de Piracicaba: localizado às margens do Rio Piracicaba, foi construído em 1881 por Estêvão Ribeiro de Sousa Resende, o Barão de Rezende, com o objetivo de substituir o trabalho escravo pelo assalariado e pela mecanização, transformando-se no mais importante do país. No local, ainda encontram-se os trilhos e barracões de carga dos trens que carregavam o açúcar e o álcool. A moagem de cana foi interrompida e desativada a fábrica em 1974.

O Engenho Central foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 11 de agosto de 1989, pelo CODEPAC, o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba. Desapropriado pela Prefeitura de Piracicaba, se tornou importante espaço cultural, artístico e recreativo. O parque do engenho tem uma área verde de 80 mil metros quadrados e  área construída de 12 mil metros quadrados, totalmente dedicados a cultura e lazer.

Carlos Augusto de Almeida
Produção Cultural
carlosaugusto.arte@gmail.com
(11) 9.8363-5013 / (19) 8709-6729

Fonte:

Um comentário

JUNIOR OMNI disse...


_______________________

Parabéns pelo blog!

* Meus trabalhos...

http://www.redbubble.com/people/junioromni/portfolio?ref=carousel_portfolio

"...A vida é uma engrenagem em movimento..."