Literatura e cinema contemporâneos são destaque na programação do Ano de Portugal no Brasil [Revista Biografia]

Literatura e cinema contemporâneos são destaque na programação do Ano de Portugal no Brasil

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Como parte da programação do Ano de Portugal no Brasil, o Instituto Moreira Salles (IMS) e a Casa Fernando Pessoa, de Lisboa, promoveu no  sábado (25/05), às 18h, um encontro sobre as tendências e os caminhos da literatura portuguesa contemporânea. Participaram do debate Vozes da Literatura Portuguesa os escritores Gastão Cruz, José Luiz Peixoto, Lidia Jorge, Patricia Reis e Rui Zink, todos com livros publicados no Brasil. A mediação foi de Inês Pedrosa, diretora da Casa Fernando Pessoa.

De acordo com Inês Pedrosa, não foi fácil a seleção de escritores para o debate, que também ocorreu  (21/05), em São Paulo, e na quinta-feira (23/05), em Porto Alegre. “A literatura portuguesa contemporânea mantém a vitalidade que a tornou, desde pelo menos Luís de Camões e Antônio Vieira, uma das literaturas de referência do mundo”, disse a diretora da instituição dedicada à memória e à obra do poeta Fernando Pessoa.

Para Inês Pedrosa, além dos escritores da nova geração, há autores portugueses ainda pouco publicados no Brasil. “Monumentos literários como Agustina Bessa-Luís, Vergilio Ferreira, Ruy Belo ou Natália Correia são ainda praticamente desconhecidos do público brasileiro”, ressaltou.

Paralelamente ao encontro literário, o IMS apresentou na sexta-feira (24/05) a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo, que traça um panorama da recente produção cinematográfica de Portugal. 
Até 6 de junho serão exibidos 24 filmes, de curta ou longa-metragem, produzidos entre os anos de 2000 e 2012. 

A seleção abrange filmes que têm relação direta com a literatura portuguesa, como O Delfim, de 2002, baseado em livro de José Cardoso Pires, e Filme do Desassossego (2010), inspirado em Fernando Pessoa.

A programação completa da mostra está disponível no site http://ims.uol.com.br/Programacao/D17 .

O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marquês de São Vicente, 476, na Gávea, zona sul do Rio.

Revista Biografia


0 comentários: