Maior projeto de circulação musical do país começa em Florianópolis [Revista Biografia]

Maior projeto de circulação musical do país começa em Florianópolis
 
Akemi Nitahara
Agência Brasil



Florianópolis – Com 450 concertos programados em 128 cidades, foi lançada no dia (29/05) a edição 2013/2014 do Projeto Sonora Brasil. 

Um dos objetivos do projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc), patrocinador do evento, é a formação de plateia longe dos grandes centros urbanos, possibilitada pelo contado com a diversidade musical brasileira.

Na 16ª edição, os temas são Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. O primeiro apresenta a tradição oral quilombola, tendo o tambor como elemento musical principal, e será representado no projeto pelos grupos  Raízes do Bolão (AP), Samba de Cacete da Vacaria (PA), Raízes de Tocos (BA) e Alabê Ôni (RS). O segundo é uma homenagem ao compositor erudito brasileiro Edino Krieger, que terá apresentações dos grupos Quinteto Brasília (DF), Quarteto Belmonte (RJ), Octeto do Polyphonia Khoros (SC) e Duo Cancionâncias (RJ).

Todos os grupos irão percorrer o circuito completo do Sonora Brasil, sendo que o tema Tambores e Batuques circula este ano nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo tema começa pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, o roteiro é invertido. A primeira edição do projeto foi em 1998. Desde então, foram mais de 3.500 apresentações de 60 grupos para mais de 500 mil espectadores. 

Revista Biografia

0 comentários: