Masp recebe Lucian Freud em junho [Revista Biografia]

Masp recebe Lucian Freud em junho

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) vai receber a partir do mês de junto deste ano obras do artista britânico Lucian Freud. Além das telas, a mostra terá também fotografias de seu ateliê. Ele terá sua obra exposta pela primeira vez no Brasil. “Lucian Freud — Corpos e rostos” será aberta no dia 27 de junho no Museu de Arte de São Paulo (Masp), e deve vir em novembro para o Paço Imperial, no Rio.

Nascido em Berlim em 8 de Dezembro de 1922, Lucian Freud, neto de Sigmund Freud, foi para Inglaterra, juntamente com a sua família, em 1931, tornando-se cidadão inglês em 1939. Desde muito jovem teve uma tendência enorme para o desenho. Tornou-se artista a tempo inteiro e como profissional depois de ficar inválido num ataque a um navio da Marinha Mercante onde trabalhava.


Em 1951, o seu quadro “Interior at Paddington” (Walker Art Gallery, Liverpool) ganhou o primeiro prémio no festivalde Arte Britânica e, desde netão, ganhou uma reputação enorme como um dos principais pintores de arte figurativa contemporânea. Retratos e nus são a sua especialidade, vistos muitas vezes como chocantes.


As suas primeiras obras eram meticulosamente pintadas. Ele próprio as classificava como “realistas ou Superrealistas. Mais tarde, adptou uma atitude mais visceral. Substituindo os pincéis de zibelina pelos de pêlo de porco, menos bons e precisos, Freud começou a esculpir com a tinta, alarganda o observação meticulosa a novos horizontes. O sua obra tem sido alvo de numerosas retrospectivas por todo o mundo. Lucien Freud nasceu em Berlim em 1922 e está naturalizado inglês


Fonte:
http://catracalivre.com.br



Revista Biografia

0 comentários: