Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

10 filmes incríveis que talvez você não tenha visto [Guilherme Antunes]

10 filmes incríveis que talvez você não tenha visto 



Fiz uma seleção de filmes que raramente vejo discussões, que sirva também como uma lista de sugestões para explorar um pouquinho mais o universo cinematográfico. Estarei postando também os links para download.

1 – Vá e Veja (1985) – Direção: Elem Klimov
Um dos mais duros e chocantes retratos do dia a dia da Guerra, pelos olhos de um menino envolvido na batalha entre a resistência e os nazistas pelo domínio da Bielorrúsia. Usado como metáfora para a perda da inocência, o personagem infantil serve ainda para ressaltar os efeitos da Guerra que ultrapassam os bombardeios e destruição física. (Download)
 

1

2 - A Garota da Fábrica de Caixa de Fósforos (1990) – Direção: Aki Kaurismäki


Uma jovem supervisora de embalagens de fósforo tem sua monótona vida modificada por um homem bem vestido que a convida para dançar e ir ao seu apartamento. Grávida e feliz, ela aprende sobre a realidade da vida quando o amado envia um cheque para o aborto. Um dos filmes mais belos da história do cinema, onde mostra todo o poder do silêncio e dos símbolos, realizado pelo mestre filandês Aki Kaurismaki. (Download)


3 – A Palavra (1955) – Direção: Carl Theodor Dreyer

Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. (Download)

3

4 - Trem da Vida (1998) – Direção: Radu Mihaileanu

Europa Oriental, 1941. Em uma remota aldeia com uma população basicamente de judeus Shlomo (Lionel Abelanski), o louco do lugarejo, anuncia que os nazistas estão chegando e que a aldeia deles será a próxima que deverá ser atacada por eles. O conselho de sábios da aldeia delibera o que deve ser feito, mas é Shlomo quem tem uma idéia inspirada ao elaborar um plano de fuga, no qual eles simularão uma falsa deportação com parte dos judeus se fazendo passar por nazistas. Logo o trem está pronto e a aldeia é deixada para trás, mas quando começa a viagem algo inesperado acontece: as encenações se tornam mais realistas, pois os “nazistas” se tornam mais autoritários. (Download)

4

5 - Moscou Não Acredita em Lágrimas (1980) – Direção: Vladimir Menshov

Três amigas saem do interior e vão para Moscou tentar a vida. Elas procuram o trabalho e a felicidade. Anos mais tarde, a mais bem-sucedida das três vive sozinha com a filha e ainda tem esperanças. (Download)

5

6 - Quando Voam as Cegonha (1957) – Direção: Mikhail Kalatozov

Veronika e Boris estão apaixonados. Eles caminham pelas ruas de Moscou até o amanhecer. Mas a Segunda Guerra Mundial está começando e Boris, que trabalha numa fábrica, alista-se voluntariamente às forças armadas. Para a tristeza de sua família e de Veronika, ele parte para a frente de batalha. (Download)

6

7 - Casamento Silencioso (2008) – Direção: Horatiu Malaele

Na Romênia de 1953, Mara e Iancu preparam-se para se casar e todos os habitantes da vila estão ansiosos para a festa dos noivos. Porém, para o espanto de todos, o prefeito da cidade anuncia uma semana de luto pela morte de Stálin. Durante essa semana, nenhuma festa ou comemoração são permitidas. Apesar da proibição, os noivos e seus convidados irão mostrar criatividade para continuar a festa. (Download)

7

8 - Andrei Rublev (1966) – Direção: Andrei Tarkovsky

A Rússia do século XV passa por um período turbulento, o povo sofre injustiças e está fragilizado pela fome. Nesse cenário, acompanhamos um pouco da vida do pintor Andrei Rublev, que mais tarde abandonaria seu ofício para dedicar-se a Deus. (Download)

8

9 - A Balada de Narayama (1983) – Direção: Shohei Imamura

Fim do século XIX, em meio à pobreza e miséria que causavam guerras e emigração para terras estrangeiras, em algumas regiões do Japão, numa luta dura pela sobrevivência, instituí-se uma tradição amarga : Ao completar 70 anos de idade, os moradores dos humildes vilarejos deveriam subir ao topo da montanha local, uma região sagrada e, como elefantes velhos, deveriam esperar pela hora da própria morte, sozinhos. (Download)

9

10 - A Batalha de Argel (1966) – Direção: Gillo Pontecorvo

Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colônias européias na África. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto que o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo. (Download)

10

Fonte:


Cinéfilo, estudante de História e fundador do Cinetoscópio. Filmes favoritos são O Poderoso Chefão, Luzes da Cidade, Os Incompreendios, Gritos e Sussurros, Andrei Rublev e outros tantos que não caberia aqui. Chaplin, Tarkovsky, Bergman, Scorsese, Jarmusch, Godard, Bergman e Billy Wilder são os cinestas que mais admiro.

Nenhum comentário