Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Fliporto 2013 será gratuita. [Revista Biografia]

Fliporto 2013 será gratuita. Veja quais escritores participam


Festa Literária Internacional de Pernambuco ocorre de de 14 a 17 de novembro em Olinda

Entre os dias 14 e 17 de novembro, a Praça do Carmo, em Olinda, recebe a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto). A programação completa do evento foi divulgada nesta terça-feira (23). Neste ano, todas as atividades serão gratuitas, incluindo a tenda principal. O evento homenageia o escritor José Lins do Rêgo e tem como tema A literatura é um jogo.
Entre as novidades, um espaço dedicado à literatura de cordel, a criação de uma plataforma de serviços na internet com rádio e televisão próprias. A expectativa é que 100 mil pessoas compareçam ao evento.

Embora não esteja presente, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman gravou entrevista que será exibida sobre assuntos recorrentes em seus livros, como o conceito de “modernidade líquida”, o consumo e as manifestações populares. O vídeo será exibido durante a Fliporto.  


Veja os autores confirmados: 

Laurentino Gomes
Escritor e jornalista. Autor de 1808 (Prêmio Jabuti de melhor livro reportagem e de melhor livro não-ficção) e de 1822, lança durante a Fliporto a obra que encerra a trilogia, 1889, sobre a proclamação da república. Trabalhou como repórter em veículos como o O Estado de São Paulo e a Veja.

Maitê Proença
Atriz, apresentadora e escritora. Atuou em telenovelas como Torre de babel, Da cor do pecado e O salvador da pátria. Lançou em 2005 o primeiro livro, Entre ossos e a escrita, uma coletânea de crônicas. Este ano, lança É duro ser cabra na Etiópia.

Miguel Gonçalves Mendes
Diretor, roteira e produtor de cinema.. Drigiu Autografia, sobre o poeta Mário Cesariny, e José e Pilar, enfocando a relação entre José Saramago e Pilar del Río. O próximo filme do diretor será também relacionado a Saramago: O evangelho segundo Jesus Cristo.

Sérgio Besserman Viana
Economista com atuação no IBGE e BNDES, é professor de economia brasileira na PUC-RJ e comentarios na Globonews e CBN.

Cristina Fuentes La Roche
Animadora cultural espanhola, diretora do Hay Festival de literatura na Colômbia, no México, Líbano e Espanha.

Celina Portocarrero
Tradutora e poeta. Autora de Retro-retratos. Atualmente estrou na literatura infantil com A princesa e os sapos.
Simone Pedersen
Autora de O curumim poeta, Dinossauros, índios e versos, O sequestro da borboleta, entre outros na categoria infanto-juvenil.

Stella Maris Rezende
Escritora, desenhista, cantora e atriz. Venceu o Prêmio Jabuti 2012 nas categorias livro do ano de ficção e melhor livro juvenil. Autora de livros como As gêmeas da famíli, A menina Luzia e Apaixonante coração.

Marcos Haurelio
Cordelista, poeta, editor, professor, pesquisador do folclore brasileiro.

Ana Cláudia Ramos
Escritora e ilustradora, especialista em literatura infato-juvenil. Autora de livros como Coisas de criança e As Marias

Luiz Antonio Aguiar
Escritor e tradutor. Autor de vários livros sobre Machado de Assis, entre eles o Almanaque de Machado de Assis.

Anabella López
Ilustradora de livros infantis, a argentina é um dos destaques da programação infanto-juvenil da Fliporto.

Valter Hugo Mãe
O angolano/português ganhou projeção internacional a partir de 2007, quando venceu o Prêmio José Saramago. No ano passado, conquistou também o Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Participou da Flip em 2011, ocasião em que comentou a importância do Brasil na sua formação de escritor.

Luiz Ruffato
O mineiro tem obtido destaque desde 2001, quando seu primeiro romance conquistou o Troféu APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional. É celebrado por críticos e historiadores como uma das mais importantes manifestações da literatura brasileira nos anos 2000.

Pilar Del Río
Durante a Fliporto, são lembrados os 91 anos de nascimento de José Saramago (1922-2010), em 16 de novembro. A abertura do evento será feita pela jornalista e tradutora espanhola Pilar Del Río, viúva do escritor.

Bernardo Buarque de Holanda
Primo do cantor Chico Buarque, é autor de livros sobre o futebol brasileiro e sobre José Lins do Rego.

Walcyr Carrasco
Mais conhecido como autor de novelas, o paulista é também dramaturgo, escritor de livros infantis e infantojuvenis.

Sylvio Back
Cineasta catarinense, é autor de obras de poesias e ensaios.

Luciano Trigo
Jornalista e escritor carioca, escreveu livros abrangendo os mais diversos gêneros, sendo o mais recente a poesia.

Ana Maria Machado
Presidente da Academia Brasileira das Letras, a jornalista e escritora carioca já publicou mais de 40 livros e vendeu cerca de 19 milhões de exemplares. Tem vasta atuação na literatura infantojuvenil.

Andrea del Fuego
Paulista, venceu o Prêmio José Saramago de 2011. É apontada como um dos novos nomes da literatura contemporânea brasileira.

Ronaldo Correia de Brito
Cearense radicado em Pernambuco há mais de quatro décadas, é médico, escritor, dramaturgo e roteirista de filmes e documentários.

Robert Löhr
Autor alemão é formado em jornalismo e roteirista de filmes e peças de teatro, além de trabalhar como diretor e ator.

Anna Funder
Advogada, jornalista e documentarista, a australiana recebeu, pelo seu livro de estreia, o Samuel Johnson Award, um dos mais respeitados prêmios literários da Grã-Bretanha.

Andres Neuman
O argentino é reconhecido pela maturidade de sua escrita. Em seu primeiro romance, discute questões políticas, sociais e literárias do século 19 com o olhar de um observador do século 21.

Francisco José Viegas
O jornalista, político e escritor português foi também diretor da Casa Fernando Pessoa. Colaborou em vários jornais e revistas e foi autor de vários programas na rádio e televisão.


Fonte:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2013/07/23/internas_viver,452131/fliporto-2013-sera-gratuita-veja-quais-escritores-participam.shtml

 Revista Biografia

Nenhum comentário