Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Os Simpsons terá episódio retratando protestos no Brasil? [Luiz Guilherme]

Os Simpsons terá episódio retratando protestos no Brasil?

por Luiz Guilherme

Não é surpresa que determinados artistas de quadrinhos (hq’s) e de desenhos animados elaboram uma tirinha ou um episódio abordando um fato atual de maneira crítica e corriqueiramente de modo sarcástico, haja vista que determinadas informações são mais cativantes quando levadas por métodos peculiares.

Recentemente surgiu uma suposta notícia anunciando um possível episódio dos Simpsons ao qual o foco seria as críticas dos protestos que ocorreram no Brasil, entretanto, a notícia não tem nada de oficial e não passou de mais um boato da internet. Isso é, o Matt pode até fazer um episódio – o que seria sensacional -, mas, por hora, nada foi dito.

As notícias davam a entender que o criador do seriado estaria comovido com os acontecimentos no Brasil e ainda teria deixado a seguinte marca “É claro que, como é de costume, não faltarão muito humor e sarcasmo”.
Mas, por que o criador deste boato fez questão de evidenciar o “muito humor e sarcasmo”? Isso porque Os Simpsons já fizeram uma sátira sutil real e infelizmente pouco compreendida dos sobre o Brasil, que foi muito mal recebida por cá. 

Os Simpsons: O Feitiço de Lisa


Neste famigerado capítulo de “Os Simpsons”, após a família receber notificações de diversas ligações estrangeiras cuja origem era o Brasil, descobrem que Lisa estava ajudando uma criança que se chamava “Ronaldo”. Todos se reúnem e decidem ir para o Brasil, que é mostrada como uma nação coberta por favelas, matos com macacos, malandros, jogadores de futebol e criminosos, bastando lembrar as passagens da família por diversos pontos do Rio de Janeiro como o Bondinho do Pão de Açúcar, local onde Homer é abordado e sequestrado por bandidos. Em dado momento, logo quando chegam no hotel, a família se depara com funcionários de hotel jogando futebol, utilizando invés de bolas, malas e chaves.

O que muitos não perceberam é que Os Simpsons não queriam criticar o Brasil em si, mas a maneira como os americanos enxergam o nosso país. Um exemplo clássico e engraçado que o episódio expõe, é de uma parte mostrando Bart momentos antes de chegar ao Brasil, ouvindo uma aula de espanhol porque achava que os brasileiros falavam esta língua e como se não bastasse, Matt Groening fez questão em apresentar os equívocos que os estado-unidenses possuem no que se refere a questão de confundir a sociedade brasileira com os demais países latino-americanos. 

Muito embora o capítulo tenha tido uma “retórica” incrível, foi enormemente criticado pelas autoridades brasileiras, incluindo o presidente Fernando Henrique Cardoso que alegou que “Os Simpsons” traz uma visão distorcida do Brasil. Uma prova que os questionamentos e a insatisfação das autoridades brasileiras foi desnecessária se torna evidente como analisamos os outros episódios críticos que Matt Groening elaborou. A “ontologia” do seriado nos comprova que “Os Simpsons” criticam os estereótipos que a sociedade dos Estados Unidos impõe. Vale elucidar que a série já criticou outros pontos de vista dos norte-americanos sobre outros países, sendo estes subdesenvolvidos e até os desenvolvidos. 

e aí, o que achou? 

Fonte:
http://literatortura.com/2013/07/quando-quadrinhos-e-desenhos-animados-tratam-de-coisas-de-adulto/ 

Luiz Guilherme  tem 18 anos e é estudante de Direito da PUCPR. Participa de grupos de estudos e faz pesquisas na área de Direito Penal e Criminologia, além de entusiasta do Direito Ambiental. Autodidata em determinadas línguas (na medida do possível). Sonha em fundar uma sociedade secreta (agora não tão secreta assim). Autor do blog: http://owindman.blogspot.com.br/

Nenhum comentário