Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Bienal do Rio chega aos 30 anos e traz recorde de 27 autores estrangeiros [André Naddeo]

Foto: André Naddeo / Terra

Bienal do Rio chega aos 30 anos e traz recorde de 27 autores estrangeiros

Evento literário ocorre entre os dias 29/08 e 08/09, no Riocentro, com expectativa de 600 mil visitantes. Alemanha será o país homenageado

André Naddeo

A XVI Bienal do Livro Rio chega aos 30 anos de programação cultural com números expressivos – a partir do dia 29/08 até 08/09, no Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro. Entre mais de 100 sessões de debates literários, e novos espaços, como o Placar Literário, para temas que envolvam o futebol, a organização do evento confirmou a presença de 27 autores estrangeiros, recorde da Bienal, que trouxe 21 em 2011, e 18, em 2009.

Da lista, destaque para o norte-americano Nicholas Sparks, autor de best-sellers como Diário de uma Paixão e Querido John, e com livros impressos em mais de 40 línguas ao redor do mundo. Outro membro da lista que chama a atenção é James C. Hunter, de O Monge e o Executivo, livro de autoajuda que já vendeu mais de três milhões de exemplares no Brasil.

Mia Couto, do Moçambique, recentemente congratulado com o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, também marcará presença, ao lado do argentino Cesar Aira, e da norte-americana Sylvia Day, do best-seller Toda Sua, do gênero da literatura erótica, dentre outros nomes de relevância na literatura contemporânea.

Em 2013, a Bienal do Livro Rio homenageará também a Alemanha, como é de praxe em cada edição do evento, dentro do ano do Brasil na Alemanha – o país será homenageado na Feira de Frankfurt. Tendo deste cronograma, onze escritores alemães estarão no Rio de Janeiro, dentre eles Wladimir Kaminer (Balada Russa), Reinhard Kleist (Cash) e LLija Trojanow (O Colecionador de Mundos).

“São autores de uma nova cena alemã, com ideias convergentes no sentido de trabalharem com as mais diferentes linguagens. O segundo ponto é que grande parte possui dupla nacionalidade, com outras raízes, fato que só expande ainda mais o leque cultural deste encontro que é do escritor com o público, mas também entre os próprios escritores”, explicou o escritor e crítico literário, Ítalo Moriconi, curador desta Bienal do Café Literário, ponto de encontro de autores do mundo todo com o público ao longo dos 11 dias de evento.

"A característica que está sendo acentuada é a pluralidade. A gente arma uma programação de variadas dimensões. Queremos atingir o público geral com os seus segmentos e interesses diversos. Vamos ter do cult ao mainstream. É para oferecer um quadro dos autores e leitores contemporâneos", complementa o curador, sem deixar de lembrar que as manifestações recentes, por mais que não tenham um painel específico, “vão ser temas inevitáveis dos debates dentro da fluidez das conversas”.

Painel Literário
Uma das novidades da XVI Bienal será um local próprio de discussão do futebol – tendo em vista o período entre Copas que o Brasil vive (Copa das Confederações e Copa do Mundo, no ano que vem), como sustenta o curador das discussões, o jornalista e escritor João Máximo.

“Nunca se editor tanto livro sobre futebol no Brasil como agora”, afirmou o curador do Painel Literário, que vai promover uma mesa de debates especificamente sobre esse tema – se é saudável, ou não, se ter este “boom” de publicações sobre a paixão nacional brasileira. As discussões prometem ainda “desmentir o mito de que Graciliano Ramos não gostava de futebol, e profetizou que o futebol não pegaria no Brasil, o que é uma grande mentira”.

Especificamente sobre o Rio de Janeiro, um painel exclusivo para tratar, junto com uma nova geração de escritores, os quatro grandes clubes da capital fluminense, representados, cada um, pelo “coração boleiro” de nomes como “O Flu de Nelson Rodrigues”, “O Botafogo de Paulinho (Mendes Campos)”, “O Fla de Zé Lins (do Rego)” e “O Vasco de (Carlos) Drumond de Andrade”.

“Destaco ainda dois debates importantes: ‘nós somos ainda o país do futebol?’. "Depois da vitória na Copa das Confederações, e um mês depois o Santos é massacrado pelo Barcelona? É a mesa mais parecida com mesa redonda de TV. E outra sobre a Copa de 2014: foi um bom negócio para nós, estamos nos beneficiando disso, existirão os tais legados? Em geral, é isso, quis me aproximar da discussão do futebol mais do que os livros que estão sendo escritos".

A Bienal do Livro do Rio traz ainda outra novidade: o Acampamento da Bienal, voltado ao público jovens que, dentre temas que tratam, por exemplo, do novo advento das questões audiovisuais, trará ainda a “Máquina de Ler”. Nela, trechos do livro Capitães de Areia, de Jorge Amado, vão se apresentados aos jovens que “vão entrar num casulo e ler um trecho que foi apresentado sem ser planejado para a pessoa. Duas vezes ao dia sofre um upload que vai reconstituindo a leitura”, explicou o curador João Alegria.

Destaque ainda para o palco de discussões femininas batizado de Mulher & Ponto, que terá à frente a jornalista de arte e cultura, Bianca Ramoneda. "Serão assuntos onde o calo da mulher aperta mais. Teremos uma mesa de dieta, de moda, comportamento na rede, educação, e homenagem a Lígia Fagundes Teles. Vamos tratar ainda dos livro Cinquenta Tons de Cinza. "Não resisti, vamos ter que brincar sobre isso”, confessou a jornalista.

XVI Bienal do Livro Rio

Local: Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca)

Horários: dia 29/08, das 13h às 22h. Dias de semana, das 9h às 22h. Fins de semana, das 10h às 22h.

Ingressos: R$ 14 (com meia entrada)

Gratuidade: professores de escolas e universidades da rede pública de ensino, bibliotecários (apresentar carteira profissional), profissionais da área, autores e menores de um metro de altura.

Fonte:

Nenhum comentário