Confira a programação da XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro


Confira a programação da XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

A Bienal do Livro é um programa cultural para toda a família!

Durante os 11 dias do evento, os visitantes têm a oportunidade de se reunirem em sessões literárias, debates e bate-papos informais com seus autores preferidos para discutir os mais variados assuntos.

Aqui você vai encontrar conhecimento, diversão e entretenimento para todas as idades. As novidades deste ano são: Planeta Ziraldo, #acampamento na Bienal e Placar Literário.

As atrações como Café Literário, Encontro com Autores e Mulher e Ponto estão cheias de novidades, debates e lançamentos imperdíveis.

O país homenageado nesta Bienal 2013 é a Alemanha, berço de diversos filósofos renomados e autores modernos como Manfred Geier, Julia Friese, Wladmir Kaminer entre outros que confirmaram presença nesse intercâmbio cultural.

Confira a programação cultural e participe!


Acampamento na Bienal 

Uma das novidades deste ano, a área é dedicada especialmente aos jovens leitores. Interatividade não vai faltar aqui. O grande tema deste espaço será a literatura de convergência, como as diversas mídias estão proporcionando novas experiências nesta arte. Os participantes terão contato com as mais novas formas de literatura e poderão participar de atividades como a Máquina de Ler. Obate-papo ficará por conta de nomes como André Vianco, Paula Pimenta, Felipe Neto, Porta dos Fundos, André Fan, Eduardo Spohr e Raphael Draccon.

Além do espaço criado especialmente para esta atividade, o #acampamento na Bienal conta ainda com um blog, um fanzine que será distribuído no Riocentro e um concurso cultural. Confira a programação e acesse o blog em acampamentonabienal.com

Curadoria: João Alegria 

http://www.bienaldolivro.com.br/canal/?programacao-cultural/2627/acampamento-na-bienal/



É nesse espaço que os autores conhecem e interagem com os seus leitores. Em um momento de descontração e boa conversa, contam suas experiências, trocam ideias e dividem momentos de pura cumplicidade com a plateia. Inesquecível para os fãs da boa literatura. Grande sucesso de público, o Café Literário abriga 35 sessões e bate-papo com aproximadamente 100 autores, entre eles,  Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Edney Silvestre, Lya Luft e muita gente bacana. Venha compartilhar suas ideias literárias!

Curadoria: Ítalo Moriconi 


Encontro com Autores e Conexão Jovem 

Lugar perfeito para encontrar aquele escritor super badalado que você adora. Autores dos livros mais vendidos passarão por aqui para conversar e debater suas obras. Com grande capacidade de público, este ano o evento terá atrações como Nicholas Sparks, um dos mais queridos e lidos da atualidade, autor de livros como "Diário de uma Paixão" e "Noites de Tormenta"; Thalita Rebouças e Maurício de Sousa estarão juntos no lançamento do livro "Ela Disse, Ele Disse: o namoro"; James C. Hunter, autor de "O Monge e o Executivo" e Sylvia Day, autora de "Toda Sua". Sempre uma atração diferente. Escolha a sua e participe desse encontro inesquecível!

Para seu maior conforto e tranquilidade disponibilizaremos cadeiras numeradas. 

http://www.bienaldolivro.com.br/canal/?programacao-cultural/2282/encontro-com-autores-e-conexao-jovem/



O universo feminino está em pauta neste bate-papo pra lá de animado e muitas vezes quente. Num ambiente inspirado na delicadeza feminina, o espaço vai abrigar personalidades, escritoras e jornalistas para debater com o público a literatura sob o olhar feminino abordando temas como amor, sexo, filhos entre outros.

Confira a programação e participe deste momento!

Curadoria: Bianca Ramoneda 



Placar Literário 

O futebol saiu das quatro linhas e invadiu a Bienal do Livro 2013. Com toda essa agitação de Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil, cada vez mais interessados pelo tema surgem para se juntar com os milhões de brasileiros aficionados pelo esporte.

Personalidades e autores como Juca Kfoury, Alessandro Molon, Flávio Carneiro e Helio de La Penha, craques no assunto, comandarão animadas conversas com o público falando sobre livros que envolvem esta paixão nacional.
Participe deste bate-bola!

Curadoria: João Máximo

As senhas serão distribuídas 1h antes de cada sessão. 

http://www.bienaldolivro.com.br/canal/?programacao-cultural/2281/placar-literario/


Planeta Ziraldo 

Presente em nossas vidas há anos, o cartunista e jornalista Ziraldo será homenageado no espaço infantil. Toda a magia, inspiração e criatividade do autor estão presentes neste espaço de muita cor e interatividade. Os pequenos leitores vão se divertir com as atividades lúdicas e 84 apresentações artísticas da programação deste Planeta dedicado ao pai de diversos e queridos personagens e suas histórias maravilhosas.

Programe-se e traga a garotada!

http://www.bienaldolivro.com.br/canal/?programacao-cultural/2693/planeta-ziraldo/



Programação da Alemanha 

Esta homenagem pela XVI Bienal do Livro Rio é parte da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Em 400m², o estande dedicado à Alemanha apresenta 30 editoras alemãs, a exposição multimídia “Alemanha de A a Z”, uma seleção variada de obras atuais da literatura alemã bem como uma ampla programação literária e artística com os autores e ilustradores Bas Böttcher, Julia Friese, Manfred Geier, Olga Grjsnowa, Wladimir Kaminer, Reinhard Kleist, Ole Könnecke, Kathrin Passig, , Axel Scheffler, Carmen Stephan e Ilija Trojanow. Uma programação profissional com editores alemães e brasileiros e as duas conferências “CONTEC: Literatura e novas maneiras de ensinar“ e “A biblioteca no clique de um mouse – a mediateca digital” destinam-se diretamente ao público internacional. A homenagem será organizada e apresentada conjuntamente pela Feira do Livro de Frankfurt e pelo Goethe-Institut São Paulo e Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

A presença alemã também se estende pela Bienal. Não deixe de conferir a participação dos autores alemães também na programação do Café Literário. 

http://www.bienaldolivro.com.br/expor/alemanha/ 

Fonte:

0 comentários: