Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Entrevista com os autores da The King (22): Jussara Pires


Entrevista com os autores da The King (22): Jussara Pires

Jussara Pires é uma das autoras da The King. Nascida em vinte e três de junho de mil novecentos e sessenta e um, casada, dois filhos, formada no curso técnico de instrumentação industrial. Apaixonada por leitura, de vários gêneros, principalmente de livros de suspense e mistério, desde menina gosta de contar estórias, apesar da grande deficiência com a gramática e ortografia. Mas nunca pensou em parar de tentar. De tanto ler e insistir; chegou aqui. Contato com a autora (jugloxinia@uol.com.br).
1. Jussara, como você e a literatura se conheceram? 

Bem, acho que desde pequena. Eu fui influenciada por meu pai que sempre gostou de ler e não me deixava pegar em seus livros (risos). Tinha ciúmes deles. Daí me despertou a curiosidade de lê-los quando ele não estava vigiando. Era uma aventura! 

2. Por que a profissão de escritor lhe interessou? 

Nunca pensei em ser uma escritora, não achei que tinha talento para tanto. Mas sim, sempre gostei de escrever. Contar estórias... Pena que logo depois eu as destruía com medo de alguém encontrá-las. Tinha vergonha do que escrevia. 

3.Por que participar de uma antologia? 

Ah... Um desafio! Gosto de desafios! Queria testar se conseguiria pelo menos que enxergassem o meu conto. E consegui... Foi o dia mais emocionante da minha vida quando recebi o e-mail da Multifoco dizendo que tinha passado na primeira seleção. Nem precisava ter ficado entre os selecionados para fazer o livro, já estava satisfeita. 

4.Fale um pouco sobre a The King? 

Excelente seleção. Muitos contos bons, bons mesmo! Não porque o meu está incluído, mas porque gostei muito do que li. 

5.Como você define o processo que envolve a compilação de uma antologia? 

Excitante, e angustiante. Desde o primeiro momento em que fui informada de que fui selecionada vivo angustiada. Querendo saber quais são as outras estórias que compõe o livro, qual a capa, ou se vai ter mais de uma capa, quando irá ser divulgada...  Acho que trago as voltas Afobório que tem uma paciência de Jó comigo.  Mas para reunir todos os contos em um só livro dá muito trabalho. Muitas correções e revisões para deixar o livro de excelente qualidade. Vale a pena esperar. 

6. Como você vê o mercado editorial brasileiro para os novos autores? 

Bem! O que posso dizer... Existe uma dificuldade grande para o novo escritor lançar seu livro. Falta divulgação para os novos escritores de como ele pode entrar no mercado. E por ser novo e inexperiente é preciso pagar caro para pôr o livro no mercado. Essa iniciativa da Multifoco em dar oportunidade aos novos escritores a ter seu conto lançado em um livro sem custo para ele abre as portas para o novo escritor. 

7. Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil? 

Até a pouco tempo eu diria que não, mas um passarinho verde me contou que é possível sim. E aqui estou eu para comprovar. Se me permitem responderei essa pergunta mais tarde. 

8. De que maneira a internet atua em sua vida de escritor? 

Nossa! Se não fosse a internet eu não estaria aqui, agora. Abre a oportunidade de conhecermos as pessoas certas. De saber o que esta acontecendo no meio literário. Quais as tendências, o que o leitor mais aprecia. Você se molda de acordo com o mercado sem deixar de escrever o que gosta. 

9.Qual a influência de Stephen King em sua literatura? 

Stephen King é um monstro literário. Seus contos são carregados pelo suspense e o terror sobrenatural. Gosto do suspense e com certeza foi onde mais ele me influenciou. 

10.Para encerrar: quais teus planos daqui pra frente? Já tem um livro na manga, projetos, publicações? 

O que posso dizer... É um mistério! (risos)

Entrevista realizada pela Editora Multifoco – Unidade Sul

Nenhum comentário