Falem bem ou falem mal...[Angélica Pina]

Falem bem ou falem mal...

Atualmente, tudo que faz muito sucesso “viraliza” ou vira “meme”.

Viralizar diz respeito àquilo que se espalha de forma semelhante a um vírus, como uma epidemia. Em marketing e publicidade, diz-se de algo (uma imagem ou vídeo, por exemplo) que é visto por uma pessoa, que compartilha com outras, que também compartilham e acabam espalhando, geralmente, nas redes sociais.

Memes são ideias que se propagam na internet geralmente como adaptações de imagens conhecidas, com trocadilhos ou caricaturas e frases marcadas por humor e ironia.
Publicitários e anunciantes têm se aproveitado disso para levar marcas ou produtos ao conhecimento de todos. E o que podemos ver é que o mais importante não tem sido espalhar algo de qualidade, que agrada a todos, mas simplesmente espalhar. É aquela velha história de “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, já que tanto anúncios muito bem elaborados e com boas sacadas quanto aqueles muito mal produzidos têm grande chance de viralizar.

Um caso recente que viralizou e virou um meme muito conhecido na internet é a campanha da marca Friboi, com vários comerciais estrelados pelo ator Tony Ramos.

Segue um filme da campanha:



Muitas críticas têm se espalhado sobre a ideia da propaganda, já que a maioria das pessoas não se importa com MARCA de carne e sim com a qualidade da mesma. E por não gostarem do vídeo, acabam compartilhando e fazendo com que o filme seja visto por um número cada vez maior de pessoas.

A inesperada aparição do ator em um supermercado, dando palpites sobre a compra da consumidora, soa para muitos como algo ridículo, mas o fato é que Tony Ramos é uma pessoa de talento reconhecido e passa uma ideia de credibilidade e confiança.

Muitas piadas foram feitas em torno disso e muitos “memes” tem circulado por aí. Veja alguns:










Para a Friboi, toda essa repercussão pode trazer muitos resultados positivos. Quando uma propaganda consegue ficar marcada na memória do consumidor, até inconscientemente o mesmo tende a escolher a marca anunciada. Quando uma turma for comprar carne para um churrasco, é bem provável que haverá piadinhas a respeito, ou seja, a marca será lembrada e a chance de ser escolhida é maior. E como o objetivo de todo comercial é vender, ponto para a Friboi nessa campanha!


Angélica Pina, de Belo Horizonte-MG, é graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUC-MG.
Apaixonada por livros e por propagandas desde criança, também adora escrever e compartilhar suas opiniões a respeito desses dois assuntos.


1 comentários:

Universo dos Leitores disse...

Sensacional! Observações interessantes e importantes!

Bjs, Isabela!