Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Joyce Cavalccante [Romancista, Contista, Cronista, Teatróloga e Conferencista Brasileira]


Joyce Cavalccante nasceu em Fortaleza, estado do Ceará, Brasil, em 12 de março de 1963. É a terceira filha de Ernesto Saboia de Figueirêdo e Albetisa Aguiar de Figueirêdo. Passou a infância na cidade de Sobral, precisamente na fazenda Jatobá, de propriedade de seus pais. Mudou-se pra Fortaleza na adolescência.

Adotou São Paulo como cidade para morar e desenvolver sua carreira de escritora. Ela é romancista, contista, cronista, tetróloga e conferencista. Publicou oito livros de prosa de ficção individualmente, e participou de quinze coletâneas de contos com outros autores. Contribui sistematicamente com a imprensa, ou seja com a publicação de contos, resenhas, artigos ou crônicas. Desde algum tempo vem se dedicando a palestras sobre literatura em universidades brasileiras e estrangeiras.

É presidente da REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras, entidade sem fins lucrativos cuja missão é alargar as oportunidades das mulheres do Brasil.

JOYCE CAVALCCANTE es escritora de novelas y cuentos, cronista y periodista. Ha publicado siete libros y participó de ocho antologías. Nació en Fortaleza, ciudad situada en el Nordeste de Brasil, un poco al sur de la línea del Ecuador, por lo tanto, llena de sol, mar, entusiasmo, y sin pecados. De allí obtuvo elementos sobre la vida provinciana y resignada de las mujeres que fueron criadas para rezar, casarse y morir. Y sigue trabajando hoy en día con estos elementos. Vivió en Rio de Janeiro, donde descubrió su capacidad de sobrevivir en ciudades mayores ( New York y Washington, DC). Se mudó a São Paulo, donde vive en estado de permanente creación.



Atividades 

1979 - Funda, com mais vinte e três outros escritores cearenses, o grupo literário Siriará.
1983 - Encontro de escritores brasileiros em Nova York, no Center for Interamerican Relations, compondo uma mesa com os escritores Lígia Fagundes Telles, Inácio de Loyola Brandão e Ivan Ângelo.
1985 - Recebe da University of Colorado At Boulder, Estados Unidos, o diploma de International Writer, Certificate for Excellence.
1988 - Integra, a convite da embaixada da França no Brasil, o projeto de cooperação cultural "França-Brasil" ministrando cursos de dez aulas cada, sobre A História da Literatura Feminina no Brasil, nas universidades francesas de Université de Paris III-Sorbonne, Université de Paris IV - Sorbonne, Université de Provence e Université d'Aix-Marseille.
1989 - Ministra palestras na Universidade de Amherst, Ma, U.S.A.
1989 - Em novembro participa do III Congresso de Escritores Portugueses em Lisboa.
1994 - Ministra palestra na University of Arizona, Tucson, U.S.A., tendo como tema a contemporaneidade da literatura brasileira.
1998 - Participação com palestra no "Premier Encuentro Internacional de Escritoras", em Rosario, Argentina.
1999 - Funda a REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras.
2000 - Participa com palestra sobre a literatura brasileira no "Segundo Encuentro Internacional de Escritoras", em Rosario, Argentina.
2000 - É eleita membro do conselho diretor da RELAT-Rede de Escritoras Latiniamericanas, com sede na cidade de Lima, Peru.
2002 - Representa o Brasil Salón del Libro Iberoamericano de Gijón, Astúrias, Espanha.
2002 - Participa como conferencista do Congresso de Escritoras de América Latina no MALBA, Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, de 29 al 31 de outubro.
2002 - Encuentro Latinoamerocano de Escritoras na cidade de La Paz, Bolívia, de 4 a 6 de setembro e na cidade de Sucre de 8 a 9.
2007 - Palestra sobre a “ História da Literatura Feminina do Brasil” na Université D'Aix-Marseille, em abril.
2009 - Co-organiza e participa do Primeiro Congresso de Escritoras em Nova York realizado no No Brazilian Endowment for the Arts (BEA



Participações 

Nos anos de 1979 e 1980 foi premiada no concurso de contos promovido pela revista Status, com os contos História de um Corpo de Menina e Luta Livre, respectivamente.
Programa da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Escritor Brasileiro, nos anos de 1980, 1981, 1982.
Programa O Escritor na Bibliotecas, também promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, em 1993
Programa Escritor do Mês, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, em 1985
Integrou a diretoria da "UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES", nos mandato: 1982/1984, 1984/1986, 1988/1990.
Diretora do Sindicato dos Escritores de São Paulo de 1980 a 1985.
Em 1984 participa dos debates preparatórios do "Primeiro Seminário de Legislação Cultural Comparada", promovido pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Em março de 1991 ministra o curso A História da Literatura Feminina no Brasil na Oficina da Palavra-Casa Mário de Andrade, a convite da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Registro na "Enciclopédia de Literatura Brasileira", elaborada pela Oficina Literária Afrânio Coutinho e editada pelo Ministério da Educação-Fundação de Assistência ao estudante, Rio de Janeiro, 1990.
Atual presidente da REBRA-Rede de Escritoras Brasileiras, entidade que reúne em associação 2.700 escritoras brasileiras.



Prêmios e indicações

1993 - Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor ficção, por seu romance Inimigas Íntimas.
2002 - Prêmio Radio France Internationale2 , pelo conto Neguinha.
2007 - Medalha conferida pela Société Académique des Arts, Sciences et Lettres, da França, pelo conjunto da sua obra.
2008 - Prêmio Top Leader Quality da Academia Latino-Americana de Arte.

Obras da autora


Livros individuais 

De Dentro Para Fora
Costela de Eva
Livre & Objeto
O Discurso da Mulher Absurda
Retalhos Místicos - Álbum de serigrafias e poemas em parceria com o artista Élvio Becheronni. Texto bilíngüe em português e inglês.
Inimigas Íntimas
O Cão Chupando Manga3
Noites Masculinas – Teatro. Texto bilíngüe em português e espanhol.

Livros coletivos 

Contos Pirandelianos - Coletânea com outros autores entre eles: Inácio de Loyola Brandão, Mário Prata, Caio Fernando Abreu.
O Outro Lado do Olhar Coletânea com outras autoras entre elas: Samira Abrahão, Beatriz Alcântara.
Contos Paulistas - Coletanea com outros autores entre eles: Lígia Fagundes Telles, Marcos Rey, Roberto Schwarz, Inácio de Loyola Brandão, Sílvio Fiorani.
Antologia do Conto Cearense - Coletânea com outros autores entre eles: Artur Eduardo Benevides, Moreira Campos; prefaciada por Rachel de Queiroz.
Contra Lamúria - Antologia comemorativa de vinte anos de literatura do grupo literário “Pindaíba”.
O Talento Cearense em Contos - sendo certo o autor e
Letras ao Sol - Coletânea com outros autores cearenses organizada por Oswald Barroso e Alexandre Barbalho.
Talento Feminino em Prosa e Verso I - Antologia com outras autoras brasileira prefaciada pela professora Nelly Novaes Coelho.
Talento Feminino em Prosa e Verso II - Antologia com outras autoras brasileira prefaciada pelo professor Steve Butterman, PHD - Universidade de Miami, USA.
Presente de Natal em Prosa e Verso – Antologia com outras autoras brasileira.
O Amor Que Move o Sol e Outras Estrelas - Antologia com outras autoras brasileiras prefaciada pela professora Marisa Lajolo.
O Talento Delas - Antologia com outras autoras brasileiras, prefaciada pela poeta Neide Archanjo.
O Talento Brasileiro em Prosa e Verso – Antologia com outras autoras brasileiras, prefaciada por Ana Mae Barbosa.
Pecados de Natal – Coletânea de receitas culinárias com várias autoras.
Show de Talentos em Prosa e Verso - Antologia com outras autoras brasileiras, prefaciada pela professora Peggy Sharpe.



Fonte:
http://www.joycecavalccante.com/

Joyce Cavalccante  
Todos os direitos autorais reservados a autora.

Nenhum comentário