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Vítima [Stella Florence]

Vítima (crônica do livro “Os Indecentes” de Stella Florence) 

Sting, no final da década de 80, circulou pelo mundo com o cacique Raoni, chamando atenção para a causa indígena. Ao ser acusado de usar o líder Txukahamãe para se promover, Sting deu uma resposta brilhante: “Se eu me envolvi nessa questão para me promover, não deixo de, em alguma medida, acreditar no que divulgo; já se eu me envolvi por idealismo, não deixo de, em alguma medida, me autopromover.” Falou e disse. 

É possível – e nada maniqueísta – compreender que todas as relações, mesmo as mais profundas e sinceras, possuem, em sua constituição, um tanto de interesse. Sintetizando numa frase: todo mundo usa todo mundo o tempo todo.

 O termo “usar” possui um contorno nem sempre justo: ele pode ser visto de forma neutra, independente dos sentimentos que o acompanhem. Quando você está com seus amigos numa festa, você está usufruindo (e usando) da companhia deles e eles, da sua. Usar não é obrigatoriamente algo ruim – e é um fato. 

Mas por que eu estou perdendo o meu tempo – e gastando o seu – com essa teoria de botequim? Uma teoria altamente questionável – tanto quanto qualquer outra, aliás?

Bem, primeiro porque escritores são o último refúgio do politicamente incorreto: por lidarmos com ficção (aliás, crônica é um gênero literário) temos a prerrogativa de enfiar o pé na jaca até o talo e sair assobiando. Segundo porque eu gosto de evocar essa teoria como um antídoto para quando começo a me sentir uma coitadinha – e, se ela é útil para mim, talvez seja para mais alguém, vai saber.

Quando uma pessoa se sente vítima, se vê vítima, se acredita vítima, todo o seu poder de transformação é retirado. Vítimas – no momento em que sofrem – são impotentes. E impotência é algo morto, sem cura, sem movimento. Vítima de fato é aquela pessoa que não teve poder de escolha. Uma mulher estuprada, por exemplo, quando se levanta em busca de justiça, deixa, estanque no passado, o momento em que esteve submetida: naquele instante ela não teve escolha, mas, agora, tem.

Vamos a um exemplo menos punk. Suponhamos que uma moça tenha saído com um cara, se apaixonado, e que, depois de uma ou várias noites, ele tenha usado a máxima do Leão da Montanha: saída estratégica pela esquerda. Então, a pobre se tranca em casa com três barras gigantes de chocolate, afinal foi uma vítima! Ora, mas ela também não o usou? Primeiro como um corpo viril, como uma confirmação do quanto ela é sexualmente apetitosa, e depois como um receptáculo dos seus anseios românticos? Eu sei: parece mais fácil jogar a culpa no outro – mesmo porque cafajestes, insensíveis ou simplesmente homens que não nos querem mais não faltam por aí –, mas essa atitude só prolonga o sofrimento. Se ela teve escolha (e ela sempre teve escolha), está agora apenas lidando com as consequências de um risco que topou correr – e se ela teve o poder de se colocar nessa situação, não terá também a capacidade de sair dela?


Stella Florence nasceu em 1967, é escritora formada em Letras e vive em São Paulo. Tem uma filha, 30 tatuagens e oito livros. É exatamente desse modo, objetivo e charmoso, que a autora de "Hoje Acordei Gorda" e "Ser Menina é Tudo de Bom", entre outros títulos, costuma se apresentar.

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