BUGRINHO Que menino é esse? [DANIELA FREIRE e MARCELO VELASCO]


BUGRINHO
Que menino é esse?

Biografia do poeta Silva Freire, adaptada para crianças – inclusive aquelas que moram nos adultos. Escrita por Daniela Freire, filha do poeta, e ilustrada por Marcelo Velasco, reconstitui lembranças e propõe o encontro e desvendamento de sentidos para fragmentos da obra do poeta, impregnada até a alma da identidade mato-grossense.

Benedito Sant’Ana da Silva Freire é o poeta de vanguarda, mato-grossense nascido em Mimoso, distrito pantaneiro do município de Santo Antônio do Leverger, em 20 de setembro de 1928. Publicou vários cadernos e livros de poesias, crônicas, contos...

Páginas 64

Formato 19,5x26,2 cm

Papel couche

Acabamento brochura

ISBN9788587226808

Selo Entrelinhas

DANIELA FREIRE

A autora, sobre si mesma: "Para mim a infância, seja do adulto ou da criança, é coisa muito séria! Há muito pensava em uma conversa ao pé-do-ouvido entre o poeta Silva Freire e as nossas infâncias. Diálogo que já existia nos escritos do poeta e que só precisava de uma lente para focalizá-lo. Então me propus a escrever o roteiro deste livro e me dei conta que havia escrito a estrutura do livro todo. As lembranças saltitavam no papel, em uma mistura de memória de filha sendo organizada pelo olhar de psicóloga e pesquisadora em Educação."

Daniela Freire é doutora em Educação (Psicologia da Educação), e professora do Departamento de Psicologia da UFMT. Atua nos grupos de pesquisa em Psicologia da Infância e Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. Entre as suas linhas de pesquisa está ‘Infância, representações sociais e práticas educacionais’.

MARCELO VELASCO - ilustrador


O ilustrador, aos olhos da autora: "Quando olho a ladeira, lá vem Marcelo no seu passo sem pressa, contemplando o mais fino detalhe dos casarões cuiabanos. Da minúcia fez-se artista plástico, marcado pela cuiabania. Marcelo também foi testemunha dos alaridos na rua João Bento, trama que aproximou nossos olhares, dispensando maiores explicações. Estava ali, registrado na lembrança de quem simplesmente vive Cuiabá."
Marcelo Velasco é artista plástico, ilustrador, arte-educador e professor no Instituto Federal de Mato Grosso.



Fonte:

0 comentários: