Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Cearense Tércia Montenegro está na final do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2013 [Revista Biografia]


Cearense Tércia Montenegro está na final do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2013

A escritora cearense Tércia Montenegro é finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, um dos principais troféus literários da língua portuguesa. O anúncio dos 12 autores que vão disputar o grande prêmio em três categorias foi feito na noite da última segunda-feira (09/09/2013).

Tércia, que também é professora da Universidade Federal do Ceará e articulista do O POVO, chegou à final na categoria conto/crônica junto com Sérgio Sant´Anna (Páginas sem glórias), Cintia Moscovich (Essa coisa brilhante que é a chuva) e Noemi Jaffe (A verdadeira história do alfabeto). A autora cearense concorre com "O tempo em estado sólido", editado pela Grua.
Os outros finalistas são José Luiz Passos, Daniel Galera, Miguel Sanches Neto e Valter Hugo Mãe, na categoria romance; e Angélica Freitas, Antonio Cicero, Eucanaã Ferraz e Paulo Henriques Britto, em poesia. Ao todo, foram inscritas 450 obras. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 50 mil e concorrem ao Grande Prêmio Telecom, que vai premiar o autor vencedor com outros R$ 50 mil. O anúncio está marcado para novembro.

"O Tempo em Estado Sólido" foi lançado no ano passado em Fortaleza.Também foi vencedor do Prêmio Nacional Ideal Clube de Literatura e do Prêmio Governo do Estado de Minas Gerais. A solidão, assim como no restante da obra da autora, é um dos temas presentes no livro.“Você pode ter duas perspectivas.Ver a solidão como um traço de abandono, de desamparo, a personagem coitada,que é geralmente o que as pessoas veem.Mas também tem a solidão como busca, quer dizer, você só pode se autoconhecer se estiver resguardado das multidões,você só consegue se ouvir quando não há ninguém por perto”, afirmou Tércia em entrevista ao O POVO quando do lançamento do livro em 2012.




Nenhum comentário