Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Fotógrafo cuiabano vence prêmio no RJ [Revista Biografia]

Junior Silgueiro

Fotógrafo cuiabano vence prêmio no RJ

Junior Silgueiro ficou em segundo lugar em concurso do Arquivo Público do RJ
O fotógrafo cuiabano Waldemir Silgueiro Junior, mais conhecido como Junior Silgueiro, acaba de ser contemplado com o segundo lugar no concurso cultural "Olhares sobre o Patrimônio Fluminense".

Promovido para valorizar acervos do Estado do Rio de Janeiro, a premiação foi promovida pelo Arquivo Público do Estado, Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Casa de Rui Barbosa, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Hoje morador de São Pedro da Aldeia, Junior esteve entre os escolhidos com a foto intitulada “Queda”, em que mostra a atual situação da Casa dos Azulejos
“O tema em que a foto foi premiada, Fragmentos de Memória, pedia demonstrações de patrimônio cultural que estivesse fragmentado ou ameaçado. A Casa dos Azulejos é um casarão histórico que já teve seus dias de glória, inclusive hospedando a Princesa Isabel, mas que hoje passa por maus momentos”, explica Silgueiro.

O prédio, construído em 1847 pelo português Feliciano Gonçalves de Negreiros para ser a residência da família, foi tombado em 2006 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Em estilo colonial, possui ao todo 16 dependências, pátio interno com cisterna e um belo portal ao fundo de onde se vê o pôr do sol na laguna Araruama. “Pensei que o concurso seria uma bela oportunidade de mostrar a situação atual da casa. Os azulejos da fachada, hoje com mais de 160 anos, estão descolando, e o azulejo da foto eu realmente encontrei no chão. As pessoas precisavam saber disso”, disse fotógrafo.

Semana Fluminense do Patrimônio

O site do evento identifica a Semana Fluminense do Patrimônio como ‘fruto da atuação conjunta de várias instituições científicas e culturais’. O evento acontece por ocasião do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto por ser o dia do aniversário de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador e presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional durante três décadas.

A cada ano, um tema principal é escolhido para orientar os debates a respeito da preservação dos acervos e patrimônio do Estado do Rio de Janeiro, a fim de incluir a pauta na agenda do governo, da imprensa e da sociedade civil, como um todo. Instituições de ensino, culturais, governamentais e científicas, bem como grupos e pessoas físicas que integram manifestações culturais de todo o estado, podem inscrever atividades e eventos na programação da Semana.
Serviço


Para os que se interessam pelo trabalho de Junior Silgueiro, acessar http://www.flickr.com/photos/silgueiro ou www.juniorsilgueiro.tumblr.com já é um começo.

A foto vencedora sem cortes pode ser vista abaixo:


Foto vencedora de Junior Silgueiro retrata a situação da Casa dos Azulejos, no Rio de Janeiro



Nenhum comentário