Leitura na Praça em Belo Horizonte/MG [Daniele Carneiro]

Leitura na Praça em Belo Horizonte/MG

A artista plástica Estella Cruzmel é idealizadora do Projeto Leitura na Praça, que acontece todo primeiro domingo do mês na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte, Minas Gerais e o Aqui Tem Livros na comunidade Sagrada Família no Taquaril. Estella trabalhava desde 1997 com moda feminina, mas em 2010 juntou seus poucos livros, comprou mais cinquenta exemplares, montou no fundo de sua loja uma biblioteca e passou a emprestar os livros para os clientes e para os moradores do bairro Ipiranga, onde ficava a loja.

Em meados de 2013, Estella fechou a loja e  nessa época já havia comprado quase três mil livros. "Comecei então a desenvolver esse projeto que com certeza é apaixonante. Esse projeto é uma iniciativa minha e não conto com nenhum apoio por enquanto. O projeto tem uma linha diferente dos demais, eu não empresto e nem troco livros, o objetivo é o despertamento para a leitura. Ali na praça as pessoas acabam manuseando vários livros e com isso tomando conhecimento de títulos e autores. Tenho uma variedade enorme, Cecilia Meireles, Drummond, Manuel Bandeira, Castro Alves, Gonçalves Dias. Romances, poesias, política, psicologia, direito, infantil e infanto juvenil. É uma biblioteca a céu aberto".


          Leitora aprecia um livro do projeto na praça Duque de Caxias



                           Fotos: Facebook Leitura na Praça

Estella mantém o projeto com recursos próprios e conta também com doações, que ainda são escassas, segundo ela: “Por enquanto, recebi apenas a doação de seis livros. Como o projeto não tem patrocínio, às vezes aparecem algumas dificuldades. Meu gasto maior é com o aluguel, que custa em torno de R$ 500 por mês, pois alugo um cômodo de uma casa próxima à praça, para guardar os livros. Como não tenho carro, seria impossível carregá-los”, explica a artista plástica. O projeto conta com quatro voluntários, como a dona de casa Ana Paula Caldas, 45 anos, que é colaboradora há cinco meses. “É gratificante ver a busca das pessoas pela leitura, ainda mais sabendo que hoje esse hábito está acabando. Outro dia, vi uma família anotando o nome do autor e de um dos livros para tentar comprar. Não existe retorno maior”, avalia Ana Paula. (Trecho da matéria publicada no site O Tempo).



Estella também coordena um projeto chamado "Aqui Tem Livros" na Comunidade Sagrada Família, no bairro Taquaril em Belo Horizonte. "É um bairro simples, mais afastado. Lá eu tenho o apoio da igreja católica, eles me emprestam um espaço para guardar os livros e faço a leitura no pátio da igreja todo terceiro domingo do mês. O sistema no Taquaril é de empréstimo. No Taquaril conto com ajuda de uma freira de nome Marilena, e através dessa freira que fui parar nessa comunidade".


Quem quiser colaborar com a Leitura na Praça pode entrar em contato com a Estella Cruzmell pessoalmente na praça ou através do email: 

projetoleituranapraca@gmail.com ou tetevidalonga@hotmail.com e também pelo telefone: (31) 9752-6952


Os brasileiros estão ocupando as praças, literalmente. Conheça esses projetos de incentivo à leitura que estimulam o contato com os livros nas praças de várias cidades do Brasil. 

Contação na Rua, João Pessoa/PB


Piquenique da Leitura, Cachoeirinha/RS e diversas outras cidades



bibliotecasbr@gmail.com
Fotos: Facebook Leitura na Praça
Arte: Juliano Rocha

0 comentários: