Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Prêmio Jabuti elimina três finalistas [Wilson Spiler]


Prêmio Jabuti elimina três finalistas 

Wilson Spiler 

“A Pedra na Praça”, de Ana Sofia e Tatiana Mariz  (Rovelle); “Ficção Completa”, de Bruno Schulz (Cosac Naify); e ”Livro das Mil e Uma Noites – Vol. 4″, de Mamede Mustafa Jarouche  (Globo), finalistas do Prêmio Jabuti, foram desclassificados pelo conselho curador nesta quarta-feira. Em reunião, foi decidido que as obras contrariavam o regulamento da premiação. 


> Prêmio Jabuti divulga lista de finalistas

“A Pedra na Praça (Rovelle)” é uma adaptação de contos de Tolstói que foi retirada da competição por não se tratar de obra inédita. Em seu lugar, entrou o livro “O Peixe e a Passarinha” (Companhia das Letras), de Blandina Franco e José Carlos Lollo. Já “Ficção Completa”, com tradução de Henryk Siewierski, da categoria tradução, já havia sido parcialmente publicada, portanto não atendia ao critério de ineditismo. Enquanto ”Livro das Mil e Uma Noites – Vol. 4″ foi eliminado porque o regulamento determina que “no caso de traduções, quando houver vários volumes, será considerada a data do último publicado, desde que nenhum dos demais volumes tenha sido inscrito em edições anteriores do Prêmio”. O primeiro livro da série já havia sido premiado pelo Jabuti, em 2006.

Os livros foram substituídos, respectivamente, por “O Peixe e a Passarinha” (Companhia das Letras), de Blandina Franco e José Carlos Lollo; “O Comedido Fidalgo” (Benvirá), de Juan Eslava Gavan, na tradução de Josely Vianna Baptista; e “Fora do Tempo” (Companhia das Letras), de David Grossman, traduzido por Paul Geiger. 

FONTE: Zero Hora

Nenhum comentário