Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Último filme com Walmor Chagas, "A Coleção Invisível" estreia nesta sexta [Roger Lerina]

Foto: pandora / Divulgação

Último filme com Walmor Chagas, "A Coleção Invisível" estreia nesta sexta 

Produção participou do 41º Festival de Gramado, onde recebeu os prêmios de melhor filme do Júri Popular, ator coadjuvante e atriz coadjuvante 

roger.lerina@zerohora.com.br

Estreia do curta-metragista Bernard Attal na direção de longa, A Coleção Invisível também pontua a carreira de dois atores: o filme que entra em cartaz hoje é o primeiro do baiano Vladimir Brichta como protagonista dramático e o último do gaúcho Walmor Chagas (1930 – 2013). A produção dirigida pelo francês radicado na Bahia participou do 41º Festival de Gramado, onde recebeu os prêmios de melhor filme do Júri Popular, ator coadjuvante (Chagas) e atriz coadjuvante (Clarisse Abujamra).

Baseado em conto homônimo do austríaco Stefan Zweig (1881 – 1942), A Coleção Invisível acompanha Beto (Brichta), filho de um casal de antiquários que se aventura pelo interior da Bahia em busca de uma coleção de gravuras raras. A viagem parece ter dois objetivos para o protagonista: solucionar a crise financeira da loja de antiguidades da família e superar o trauma sofrido depois de um trágico acidente de carro, que matou um grupo de seus amigos. Porém, para conseguir entrar em contato com o fazendeiro e colecionador Samir – mais uma memorável atuação de Walmor Chagas –, Beto terá que vencer a resistência das mulheres que cuidam do patriarca, arruinado por uma epidemia nas plantações de cacau da região: a esposa Clara (Clarisse) e a filha Saada (Ludmila Rosa).

Com a visão já seriamente prejudicada na época da filmagem, Chagas empresta paixão e uma insuspeitada vivacidade a seu personagem – um aristocrata rural decadente que, apesar da cegueira, mantém acesa na mente a memória de suas gravuras, assinadas por mestres brasileiros como Cícero Dias e José Pancetti. A Coleção Invisível ainda conta com outro ator gaúcho no elenco: Paulo César Pereio faz uma pequena participação como um pândego locutor de rádio. 

A Coleção Invisível 
De Bernard Attal.
Com Vladimir Brichta, Walmor Chagas e Clarisse Abujamra.
Brasil, drama, 2012.
Duração: 89 minutos.
Classificação: 14 anos.
Cotação: 3 estrelas (de 5)


Nenhum comentário