Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Concurso de Poesia – A Palavra em Prisma 31/Out [Revista Biografia]


Concurso de Poesia – A Palavra em Prisma 31/Out 

A Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, torna público a abertura das inscrições para o Edital do Concurso de Poesia – A Palavra em Prisma – Edição 2013, observando as disposições contidas na Lei Federal nº 8.666/93, e as condições e exigências estabelecidas neste Edital.

O Concurso de Poesia A Palavra em Prisma Edição 2013, promovido pela Prefeitura de Guarulhos e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, visa promover e divulgar a produção poética em sua manifestação escrita.
As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 09 de setembro a 31 de outubro de 2013. 

1 – DO OBJETO

O presente Edital tem por objeto o recebimento de obras literárias para o CONCURSO DE POESIA A PALAVRA EM PRISMA – EDIÇÃO 2013, com a finalidade de selecionar 30 (trinta) poemas inéditos. 

2 – DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 

2.1 Podem participar autores brasileiros ou estrangeiros. 

3 – DOS IMPEDIMENTOS 

3.1. São impedidos de participar do certame:

a) servidores da Secretaria de Cultura, bem como seus cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta ou colateral, consanguíneos ou afins, até o segundo grau;
b) membros das comissões organizadora e julgadora do concurso, bem como seus cônjuges, companheiros ou parentes em linha reta ou colateral, consanguíneos ou afins, até o segundo grau. 

4 – DAS INSCRIÇÕES 

4.1. As inscrições serão gratuitas e estarão abertas no período de 09 de setembro a 31 de outubro de 2013, e poderão ser realizadas de forma presencial, pela internet ou pelos correios. 

4.2 – DA INSCRIÇÃO PRESENCIAL 

4.2.1. As inscrições presenciais deverão ser protocoladas em envelopes lacrados e serão realizadas de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 9 às 17h, na sede da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Rua João Gonçalves nº 439, Centro, CEP 07010-010 – Guarulhos/SP, composto pelos seguintes documentos:

a) ficha de inscrição, conforme o modelo do Anexo I, devidamente preenchida em que deverão constar os dados pessoais completos do participante (nome, endereço, número de CEP, RG, telefone e e-mail, se houver);
b) uma breve biografia do autor (máximo de 500 caracteres com espaços);
c) cópia escrita da obra, de acordo com as especificações descritas no subitem 5.2. deste Edital. 

4.3 – DA INSCRIÇÃO PELA INTERNET 

4.3.1. Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição pela internet:

a) formulário de inscrição online, de preenchimento obrigatório;
b) uma breve biografia do autor (máximo de 500 caracteres com espaços);
c) envio da (s) obra (s) literária (s) em arquivo digital.

4.3.2. As inscrições pela internet e demais informações complementares estarão disponíveis no endereço eletrônico http://www.guarulhos.sp.gov.br/apalavraemprisma (em breve), podendo ser realizadas até as 17h do último dia previsto ao término das inscrições.

4.3.3. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição, ler e aceitar o conteúdo do Edital e transmitir os dados pela Internet.

4.3.4. A responsabilidade pelo envio da documentação completa e legível requerida para inscrição é exclusiva do candidato.

4.3.5. A comissão organizadora não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. 

4.4 – DA INSCRIÇÃO PELO CORREIO 

4.4.1. A inscrição poderá ser feita pelos Correios, na modalidade de carta registrada com aviso de recebimento, no endereço da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Rua João Gonçalves nº 439, Centro, CEP 07010-010 – Guarulhos/SP, dentro do período de inscrições.

4.5. Efetivada a inscrição, nenhuma alteração poderá ser realizada.

4.6. O ato de inscrição no concurso implica a plena aceitação, por parte dos concorrentes, dos termos contidos neste Edital. 

5 – DAS OBRAS E DOCUMENTOS 

5.1. As obras devem ser, obrigatoriamente, inéditas e escritas em língua portuguesa, o que não impede a utilização de algum termo em língua estrangeira, ficando automaticamente desclassificadas, em qualquer etapa do concurso, aquelas já publicadas de forma impressa ou virtual, no todo ou em parte, ou divulgadas por qualquer meio de comunicação.

5.1.1. Considera-se inédita a poesia que não tenha sido divulgada em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet.

5.2.Os textos das obras deverão ser digitados em fonte Arial, tamanho 12; e impressos em papel sulfite, tamanho A4; e apresentados em 5 (cinco) vias. As 5 (cinco) vias deverão ser entregues em um só envelope, lacrado, com os seguintes dizeres: 

a) DESTINATÁRIO

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Rua: João Gonçalves nº 439
CEP 07010-010 – Guarulhos/SP
Concurso de Poesia – A Palavra em Prisma – Edição 2013, Guarulhos

b) REMETENTE

Nome do Autor
Título da obra
Endereço do autor 

5.3. Dentro do mesmo envelope deverá ser entregue a ficha de inscrição preenchida, conforme modelo constante do Anexo I deste Edital, disponível na página eletrônica http://www.guarulhos.sp.gov.br/apalavraemprisma (em breve)

5.4. Em cada texto deverá constar apenas o título do trabalho e o número da inscrição neste concurso (inserido por membro da comissão organizadora no ato da inscrição), não sendo permitida a inserção do nome ou qualquer dado que identifique o autor.

5.5. Cada autor poderá inscrever até 03 (três) poemas.

5.6. A desobediência ao item 5.5 implicará na desclassificação de todas as inscrições do candidato. 

6 – DA SELEÇÃO 

6.1. O processo de seleção será realizado em 2 (duas) etapas:

a) Etapa 1: Habilitação

Conferência do material recebido e do atendimento às exigências contidas neste Edital. 

Avaliada pela comissão organizadora. 

b) Etapa 2: Classificação

Avaliação pela comissão julgadora das obras habilitadas na primeira etapa. 

7 – DA COMISSÃO ORGANIZADORA 

7.1. A comissão organizadora será formada por, pelo menos, 3 (três) membros, designados pelo Secretário de Cultura.

7.3. Caberá à comissão organizadora a avaliação dos documentos apresentados pelos candidatos.

7.4. Os proponentes serão considerados inabilitados quando não entregarem os documentos previstos neste Edital.

7.5. A composição da comissão organizadora será publicada em Portaria no Diário Oficial do Município.

7.6. Os membros da comissão organizadora poderão ser substituídos a qualquer tempo.

7.7. Serão lavradas atas de todas as reuniões realizadas pela comissão organizadora do concurso.

7.8. O resultado da primeira etapa, efetivado pela comissão organizadora, será publicado no Diário Oficial do Município.

7.9. Caberá pedido de recurso da decisão da comissão organizadora, devidamente fundamentado (ver Anexo II), no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de publicação no Diário Oficial, que deverá ser protocolado na sede da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Rua João Gonçalves nº 439, Centro, CEP 07010-010 – Guarulhos/SP.

7.10. As decisões proferidas nos julgamentos dos recursos serão publicadas no Diário Oficial do Município.

7.11. Os trabalhos da comissão organizadora finalizar-se-ão com o encerramento do concurso previsto neste Edital e a consequente entrega dos prêmios aos vencedores. 

8 – DA COMISSÃO JULGADORA 

8.1. Haverá uma comissão julgadora composta por 3 (três) especialistas, de reconhecido prestígio na área literária, designados pelo Secretário de Cultura e cujos nomes serão mantidos em sigilo até a divulgação do resultado da etapa 2 (classificação) do concurso.

8.2. A composição da comissão julgadora será publicada em Portaria no Diário Oficial do Município.

8.3. Os membros da comissão julgadora poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de participação decorrente de caso fortuito ou força maior, por outros profissionais igualmente especializados e reconhecidos. 

9 – DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 

9.1. Os trabalhos serão avaliados anonimamente.

9.2. Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que não contiverem título, estiverem fora dos padrões solicitados, bem como aqueles que caracterizarem cópia ou plágio.

9.3. A comissão julgadora emitirá relatório técnico, de acordo com os seguintes critérios e pontuações: 

Critérios
Coerência com tema (10 pontos)
Originalidade (10 pontos)
Criatividade (10 pontos) 

Exploração de recursos inerentes à poesia, tais como métrica, rima, ritmo, riqueza no uso de figuras de linguagens etc. (20 pontos)
TOTAL 50 PONTOS

9.4. O somatório dos pontos seguirá os parâmetros definidos na tabela acima, e a pontuação máxima que cada julgador poderá conceder a um trabalho será de 50 (cinquenta) pontos.

9.5. Serão classificados os trabalhos que alcançarem uma pontuação média igual ou maior que 25 (vinte e cinco) pontos, e os 30 (trinta) primeiros colocados serão premiados.

9.6. O resultado da segunda etapa do concurso será publicado no Diário Oficial do Município.

9.7. Caberá pedido de recurso da decisão da comissão julgadora, devidamente fundamentado (ver Anexo II), no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de publicação do resultado no Diário Oficial, que deverá ser protocolado na sede da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Rua João Gonçalves nº 439, Centro/Guarulhos.

9.8. As decisões proferidas nos julgamentos dos recursos serão publicadas no Diário Oficial do Município. 

10 – DA PREMIAÇÃO 

10.1. A Secretaria de Cultura premiará os melhores trabalhos da seguinte forma:

a) Os 30 (trinta) poemas selecionados serão publicados em uma antologia, no ano de 2014;
b) cada autor com poema publicado na antologia receberá um total de 30 (trinta) exemplares desta publicação; e
c) o lançamento da antologia acontecerá em cerimônia, com local e data a serem definidos pela Secretaria de Cultura, no ano de 2014.

10.2. Todos os trabalhos classificados receberão certificados de participação.

10.2.1. Aos classificados não será pago qualquer taxa ou benefício de caráter pecuniário a título de direitos autorais.

10.3. A Secretaria de Cultura se reserva o direito de veicular a antologia da maneira que melhor lhe aprouver, sem fins lucrativos 

11 – DA DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS 

11.1. A cerimônia de divulgação dos trabalhos premiados será realizada, em data a ser definida oportunamente, pela Secretaria de Cultura. 

12 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

12.1. Este Edital encontra-se à disposição dos interessados na sede da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e na página eletrônica http://www.guarulhos.sp.gov.br/apalavraemprisma (em breve).

12.2. Os originais e os documentos encaminhados à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato não serão devolvidos.

12.3. Os trabalhos não classificados serão, após o evento, inutilizados ou apagados.

12.4. É de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es) a regularização de toda e qualquer questão relativa a direitos autorais e à observância das disposições contidas neste Edital.

12.5. Maiores informações sobre o referido Edital poderão ser obtidas na sede da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Rua João Gonçalves nº 439, Centro/Guarulhos, das 9h às 17h, ou pelos telefones: 2087-6908/2087-6900.

12.6. Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão dirimidos pela Comissão Organizadora ou pela Comissão Julgadora. 

ANEXO I 

Ficha de inscrição (via Correio)
Ficha de inscrição (presencial) 

ANEXO II 

Modelo de Formulário para Interposição de Recurso (após divulgação do resultado)

Ver também passo a passo do processo de inscrição 

Fonte: A palavra em prisma 

A Revista Biografia não possui vínculos com os organizadores do Concurso, tampouco, está obrigada a repassar os resultados ou resolver qualquer problema advindo do processo de inscrição. Apenas divulgamos o evento no intuito de informar os leitores e autores que visitam nossa página sobre o que acontece no mundo dar artes. Aqueles que desejarem participar devem entrar em contato diretamente com a organização do Concurso

Revista Biografia

Nenhum comentário