Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

SERIA UM DIA COMO OUTRO QUALQUER SE NÃO FOSSE O DIA DO PROFESSOR [ERCILIA LIMA DE MACÊDO]


SERIA UM DIA COMO OUTRO QUALQUER SE NÃO FOSSE O DIA DO PROFESSOR 

Artigo publicado Jornal do Leitor 

O mestre é a maior referencia de seus alunos onde quer que ele esteja! 

Quantos professores já se angustiaram ou já se deliciaram com o sucesso de seus alunos? O que seria do mundo, na escolha das competências, sem o professor? Seria o mesmo que pensar em um “mundo sem profissão”. Por mais que seja uma profissão árdua, é da sala de aula que sai os gênios da comunicação, da liderança, da compreensão e da capacidade de competir e, quem a escolhe por vocação, direciona o que sabe, pensando e suscitando “ondas no terreno da educação”. Só de pensar que na sala de aula se produz o que faz o mundo girar, pela capacidade de criar, tendo como base o conhecimento adquirido através do professor, digo sem medo de ser feliz: Professor sim, pela capacidade de transformar!

Temos do que reclamar? Claro que sim. Mas se os que mais se beneficiam com os resultados não ouvem, não vêem, nem valorizam, é lamentável. Mesmo assim, não conseguem tirar o brilho do olhar de um professor quando sua turma aprende. Assim, cada professor constrói sua história: de lutas, de angústias, mas também de muita coragem e determinação. É uma caminhada de tropeços, erros e acertos. Não porque sejamos humanos, mas por que precisamos continuar aprendendo, pois só admite os erros quem procura evoluir. Não é lido apenas o que se constitui na aprendizagem dos alunos, mas também a vida profissional do professor. É como diz Guimarães Rosa: “A vida também é para ser lida”.

Não existe forma nem modelo. O que existe são motivos para acreditar que com Educação tudo é possível. Poderia ser apenas eu, mais você e eles também quiseram ser professores. Assim, não sou eu, nem você e nem eles. Somos todos nós professores que, entre as profissões, fazemos diferença.

Somos nós que, nos utilizando de várias facetas, levamos os estudantes ao mundo do conhecimento; iniciando pelas crianças, adolescentes, e jovens para chegar a homens e mulheres, descobrindo o que gera motivação, crescimento interior e exterior pela capacidade de perceber, contemplado pela manifestação do conhecimento que faz do ontem a invenção do hoje.

Enumerar as facetas de que o professor se utiliza para fazer os alunos aprenderem não seria possível porque além de serem muitas, cada um se utiliza das ferramentas cujo momento e necessidade de recorrer a elas só ele sabe. Mas elejo o ouvir como de fundamental importância e tem sobre o que ouve de seus alunos, o sentimento duplicado da realidade de cada um. É assim que o verdadeiro professor toma atitude e age, construindo relações de convivência em sala de aula.

Assim, detalhamos um pouco da missão de ser professor. Dos mais amáveis e compreensíveis aos mais rígidos e os que ensinam brincando. Dos que não deixam quase nada aos que deixam saudade pro resto da vida, dos que olham para o relógio para ver a hora passar aos que esquecem o tempo, como quem está se divertindo, dos que não gostaríamos de lembrar aos que, quando estamos em apuros e lembramos deles, é como se a mente se abrisse para o mundo da imaginação. Assim, de uma forma ou de outra, todos foram e são importantes em nossas vidas.

Pelo o que conseguimos descrever, o valor dos professores, que sem distinção, deixam para seus alunos o exemplo como possibilidade de saber para onde ir. Aos que cantam para eles com vontade de chorar, quando sentem o avanço de seus alunos é como uma semente que germina na alma, explodindo de alegria pelo progresso conquistado.

Aos que escolheram trabalhar com crianças, têm a magia do canto e do encanto, pela alegria da criançada quando descobrem as primeiras letras e formam pequenas palavras e se encaminham para os níveis seguintes. Educação é um processo que se inicia pela educação infantil e vai até os mais altos níveis do conhecimento.

A Educação é tão importante na vida de uma pessoa que o professor que bem pensar e que deseja ser valorizado pelos seus alunos, não se apresenta em sala de aula de qualquer jeito; o mestre é a maior referencia de seus alunos onde quer que ele esteja! 

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES QUE, PELA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR, DISTRIBUEM NO MUNDO INTEIRO GRANDES PERFIS DE COMPETÊNCIA!

ERCILIA LIMA DE MACÊDO

Nenhum comentário