Escritor Mia Couto vence Prêmio Neustadt, o 'Nobel americano' [Revista Biografia]


Escritor Mia Couto vence Prêmio Neustadt, o 'Nobel americano'

Publicado na Folha de S. Paulo


O escritor moçambicano Mia Couto, 58, venceu na última semana o Prêmio Literário Internacional Neustadt, considerado o Nobel norte-americano.




O autor de "Terra Sonâmbula" e "A Menina sem Palavra", entre outros, ganhará cerca de R$ 113 mil da Universidade de Oklahoma, responsável pela premiação, entregue a cada dois anos.


O escritor Mia Couto em São Paulo, durante o evento que integrou a série Fronteiras do Pensamento.


À agência Lusa, o escritor destacou a importância de a premiação ser entregue a um nome de língua portuguesa, para "despertar o interesse e a atenção" a idiomas que não o inglês. Ele foi o primeiro moçambicano a ser indicado e a ganhar o prêmio, que, nesta 23ª edição, tinha entre os indicados o japonês Haruki Murakami e o argentino César Aira.


Vários autores que receberam a honraria em edições anteriores, como Pablo Neruda, Gabriel García Márquez, Orhan Pamuk, Mo Yan e Alice Munro, foram depois premiados com o Nobel de Literatura.


Neste ano, Couto também recebeu o Prêmio Camões de Literatura, uma das mais prestigiosas honrarias em língua portuguesa, sendo agraciado com cerca de R$ 265 mil.


Fonte:

0 comentários: