Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Millôr Fernandes será o autor homenageado na Flip 2014 [Revista Biografia]

O escritor Millôr Fernandes
(Foto: Marcos de Paula/Agência Estado)

Millôr Fernandes será o autor homenageado na Flip 2014

'Ele foi da tradução de Shakespeare ao cartum', diz curador do evento.

Festa Literária Internacional de Paraty ocorre de 30 de julho a 3 de agosto.

O dramaturgo, escritor, desenhista, tradutor e jornalista Millôr Fernandes (1923-2012) será o autor homenageado da Flip 2014, que acontecerá de 30 de julho a 3 de agosto.

"Millôr trazia o mundo da Flip num homem só: da tradução de Shakespeare ao cartum, do jornalismo ao hai-kai. Sua crítica ao poder é fundamental no Brasil de 2014", afirma Paulo Werneck, curador da Flip, em comunicado.

Esta é a primeira vez que a Festa Literária Internacional de Paraty tem um homenageado que já participou do evento - Millôr esteve na primeira edição, em 2003. "Homenagear um autor contemporâneo é um chamado ao presente, para que os nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje", explica Werneck.

Nova curadoria

O jornalista e editor Paulo Werneck, de 35 anos, substitui Miguel Conde, curador em 2012 e 2013. Werneck foi responsável pela implantação do caderno “Ilustríssima”, do jornal “Folha de S. Paulo”, do qual foi editor durante três anos, até agosto de 2013. É também tradutor literário e co-autor do livro “Cabras – caderno de viagem”, com Antonio Prata, Chico Mattoso  e Zé Vicente. Além disso, o novo curador trabalhou durante onze anos nas editoras Companhia das Letras e Cosac Naify, como editor de literatura.

Ao comentar sua nomeação, o jornalista lembrou que esteve em quase todas as edições da Flip, graças ao trabalho e também como espectador. “Na Flip fiz descobertas literárias e conheci mestres da vida inteira”, ressaltou, em comunicado oficial. Werneck afirmou ainda que o “espírito de mistura” das edições anteriores é uma lição que pretende seguir, mantendo a diversidade de opiniões, experiências e estilos.os leitores de hoje", explica Werneck.

Fonte:
G1

Nenhum comentário