Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Múmia Inca Congelada por 500 Anos Estava Com Pneumonia [Revista Biografia]

Múmia Inca Congelada por 500 Anos Estava Com Pneumonia


A múmia inca congelada  de 500 anos de idade conhecida como “A Donzela”, era uma menina de 15 anos estava sofrendo de uma infecção bacteriana, quando ela morreu – e ser capaz de “diagnosticar” a doença pode levar a novas descobertas sobre doenças do passado.

A descoberta pode ajudar a defender contra novas doenças, ou prevenir contra uma possível volta de doenças do passado.

A múmia estava sofrendo de uma doença semelhante à tuberculose, quando ela foi sacrificada no vulcão argentino Llullaillaco à 22.100 pés acima do nível do mar.

A condição de saúde da menina foi diagnosticada utilizando uma nova técnica de raspagem da boca e comparando com as amostras de pacientes do presente – é a primeira vez que uma doença foi diagnosticada no corpo de um tal antigo, a detecção de patógenos em tecidos antigos não é nova, mas até agora tem sido impossível dizer se o agente infeccioso era latente ou ativo.
A análise da múmia inca


A técnica abre uma nova porta para resolver alguns dos maiores mistérios da história, como as razões pelas quais a gripe de 1918 foi tão devastadora. Ela também irá melhorar a nossa compreensão de maiores ameaças do nosso futuro, como o surgimento de novos agentes infecciosos ou re-incidência de doenças infecciosas conhecidas.

A análise foi possível por causa da incrível preservação da múmia, que de tão bem preservada ainda havia piolhos no cabelo, a equipe limpou os lábios da múmia inca, enterrada em altitude de 22.000 pés,  originalmente descoberta em 1999 com um estado de preservação nunca antes visto os órgãos internos estavam intactos e ainda havia sangue nas veias e no coração.

Eles descobriram que o perfil da proteína da múmia inca é semelhante à dos pacientes com infecções respiratórias cronicas  e a análise do DNA revelou a presença de bactérias patogênicas provavelmente do gênero Mycobacterium, responsável por infecções do trato respiratório superior e tuberculose, além disso, as radiografias dos pulmões da múmia inca mostraram sinais de infecção pulmonar no momento da morte.

Fonte:

Nenhum comentário