Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A adega mais antiga do mundo [Revista Biografia]

A adega mais antiga do mundo


Foi descoberta, no norte de Israel, em uma cidade chamada Tel Kabri, aquela que é provavelmente a adega mais antiga do mundo!

Construída por volta de 1.700 a.C, por cananeus, povo que habitava a região, a adega foi considerada incomparável não só pela idade, mas, também, pelo tamanho (aproximadamente 35m2).

Foram encontradas, em seu interior, nada menos que 40 ânforas, cada uma com capacidade para 50 litros de vinho. Ou seja, uma adega com 2.000 litros de vinho!

Obviamente o vinho, mesmo, não estava mais lá. As ânforas foram quebradas, provavelmente destruídas por um terremoto, ou outro evento tão violento quanto, que cobriu tudo com escombros, e que deve ter acontecido por volta do ano 1.600 antes de Cristo.

E como os cientistas sabem que os jarros quebrados continham vinho?

Eles analisaram os fragmentos das ânforas, e encontraram vestígios de ácido tartárico e de ácido siríngico, dois ingredientes presentes no vinho. E também descobriram componentes que sugerem a presença de outros ingredientes populares em vinhos antigos, como o mel, hortelã, canela, e resinas.

A adega faz parte de um palácio, hoje em ruínas, e fica perto de um grande salão onde antropólogos acreditam que aconteciam grandes eventos, para importantes convidados.

Uma bela descoberta, não é mesmo?


 Fonte:
 

Nenhum comentário