Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Futura erupção de Yellowstone pode destruir parte da América do Norte [Lucas Rabello]

Futura erupção de Yellowstone pode destruir parte da América do Norte


Artigo publicado http://misteriosdomundo.com
 
Atraindo milhares de visitantes por ano por sua bela paisagem e gêiseres, o Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, abriga um poder letal que poderia dizimar a América do Norte.

Já há muito tempo que sabemos que Yellowstone é apenas a pele sobre um supervulcão – uma piscina gigante de magma que fica sob a superfície da Terra. Mas exatamente o quão grande é esse supervulcão tem sido tema de muita especulação.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Utah estimou que a câmara de magma de Yellowstone é 2,5 vezes maior do que se pensava anteriormente.

É uma caverna subterrânea que mede cerca 90 km por 30 km e contém entre 200 e 300 bilhões de quilômetros cúbicos de rocha derretida. Se Yellowstone entrar em uma supererupção, ele destruiria grande parte da Améria do Norte – e traria enormes impactos sobre o resto do mundo.

Os pesquisadores da universidade descreveram a descoberta como “surpreendente”. 

O que é um supervulcão? 

A imagem comum de um vulcão sendo um cone montanhoso de cinzas e lava não se aplica a supervulcões como Yellowstone.

Estes são vastos espaços de crosta colapsada que formaram piscinas – conhecidas como caldeiras – sob uma superfície aparentemente normal.

No entanto, uma supererupção é um fenômeno muito raro. A estimativa é que Yellowstone entra em erupção 1 vez a cada 700 mil anos.

Somente 3 dessas erupções são conhecidas: uma ocorreu há 2,1 milhões de anos. Outra aconteceu há 1,3 milhões de anos. E a mais recente há 640.0000 anos.

As amostras de solo revelam que a última vez que isso aconteceu toda a América do Norte foi sufocada pelas cinzas. O fluxo de lava era gigantesco.

Os fluxos de rocha derretida tinham centenas de quilômetros de comprimento, e quilômetros de espessura. O clima do mundo todo foi seriamente afetado por séculos, passando por um grande período de resfriamento causado por densas nuvens de cinzas que cobriram o globo. [News.com.au]

Lucas Rabello tem 18 anos, cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas, trabalha com criação de websites, é apaixonado por ciência, adora esportes, e curte rock. Criou o Mistérios do Mundo em 2011 e escreve diariamente para o site.

Um comentário

Arte & Emoções disse...

Passando para te cumprimentar e, especialmente, para te desejar um excelente Natal e um magnífico 2014, repleto de muito amor, paz, saúde, felicidades e realizações, extensivo a todos os teus familiares.

Belo post. Rico em informações. parabéns!

Abraços e fiques com Deus.

Furtado.