Planeje sua carreira para 2014 [Ronize Aline]

Planeje sua carreira para 2014


Já estamos em dezembro e somos invadidos pela sensação de que já não há mais tempo para fazer nada nesse ano. Nossas atenções estão todas voltadas para o ano que começará em breve, e esperamos poder apagar tudo o que não deu certo em 2013 e fazer melhor em 2014. Muitos costumam  aproveitar esse último mês para fazer uma lista de resoluções de Ano Novo. Mudar o que não deu certo, repetir o que foi bom e tentar coisas novas. Mas você já pensou que, além das resoluções pessoais, seria uma boa ideia fazer algo parecido para a sua carreira de escritor – esteja ela no início ou mais adiantada? Um planejamento é uma boa forma de colocar em ordem suas expectativas, objetivos e formas de aproveitar – e também criar – as novas oportunidades. Nesse artigo vamos propor um plano para você colocar em prática em 2014 e tirar melhor proveito do que o novo ano tem a oferecer.

Montando um Plano de Carreira Autoral 

Há muito tempo, pelo menos desde que essa coisa chamada internet passou a ser parte inexorável de nossa vida, dirimiu-se essa ideia romântica de que o escritor é um ser solitário que ocupa-se tão somente de escrever seus livros. Cada vez mais o autor é impelido a ser uma pessoa de negócios: o negócio da literatura. E isso inclui, também, escrever seus livros – afinal, esse é o seu negócio, mas não somente. Planejamento da carreira, posicionamento no mercado, interação com seus pares e divulgação de sua imagem são apenas algumas das atribuições desse escritor do terceiro milênio.  Inspirada no plano de negócios proposto por Angela Ackerman, do site Writers Helping Writers, trago abaixo sugestões de como montar um Plano de Carreira Autoral para 2014.



Passo 1: Brainstorm 

Esse é o momento de você pensar no que realmente quer para o próximo ano em relação à sua carreira de escritor. Não se iniba, afinal ninguém está vendo o que você escreve. Sinta-se à vontade para escrever até mesmo os desejos que possam parecer mais impossíveis em um primeiro momento, mas não se esqueça das pequenas conquistas que somam e acabam construindo uma boa base para as conquistas maiores.

Em seguida, reveja tudo o que você listou. Se quiser, separe por objetivos possíveis a curto, médio e longo prazos – sempre dentro do próximo ano. Alguns você perceberá que talvez não sejam possíveis de realizar em 2014, pois dependerão de conquistas preliminares, mas talvez ainda não seja a hora de descartá-los. Apenas os deixe hibernando por um tempo, sem no entanto se esquecer deles.

Liste seus objetivos de forma clara, isso ajuda a colocar as oportunidades em perspectiva. Às vezes, o que parece impossível está apenas mal formulado. E não se esqueça de que, para que as coisas aconteçam, você precisa tomar a frente da situação. Então nada de definir objetivos cujo controle está com outro, e não com você. A concretização pode depender de outros fatores, mas o pontapé inicial precisa ser seu. 

Passo 2: Descubra áreas focais relevantes 

Veja sua lista e descubra quais são as áreas focais relevantes para a sua carreira no próximo ano. Angela sugere algumas áreas focais a partir das quais trabalhar, mas você pode pensar em outras: 

Networking – que tal construir uma plataforma online a partir da qual você pode tornar seu trabalho visível? 

Aperfeiçoamento – participar de workshops, oficinas, debates e cursos enriquecem nosso arsenal de ferramentas e técnicas, melhorando inclusive a forma como nos relacionamos com nosso texto. 

Publicação – procurar conhecer o perfil das editoras e perceber em quais seu livro se encaixa, descobrir quais estão recebendo originais e como devem ser enviados é uma das formas de começar a mostrar seu trabalho. 

Divulgar sua imagem – descobrir quem é seu público, onde ele está, o que lê e em quem confia e, a partir disso, consiga resenhas em blogs – caso você já tenha publicado. Isso faz com que as pessoas comecem a lhe conhecer. 

Passo 3: Hierarquize 

Dê uma boa olhada no que você tem em mãos. Olhe para as áreas focais que você definiu e o que cada uma contém. Defina quais são suas prioridades. Por exemplo: se você sente que sua escrita ainda não esta segura o suficiente, ainda tem dificuldades com algumas questões – como construção de personagem ou descrição de cenários -, então é melhor priorizar uma oficina literária ou um curso em vez de começar a buscar editoras para enviar o seu original. Já se o texto vem recebendo comentários positivos , então é hora de mostrá-lo a quem pode publicá-lo.

É importante ser honesto nessa hora. Separe “desejo” de “necessidade”. Nem sempre o que você quer é o que você está precisando. Ser publicado imediatamente é um desejo tentador, mas ter segurança em seu texto é mais importante e deve ser trabalhado primeiro, senão você pode acabar se frustrando com as negativas. 

Passo 4: Escolha duas ou três áreas principais 

Agora chegou o momento da difícil escolha de Sofia: selecione duas áreas focais para serem seu objetivo primário. Digamos que tenha escolhido Aperfeiçoamento e Networking, agora é preciso definir as ações que irão lhe ajudar a alcançar seu objetivo. No caso de Aperfeiçoamento, pode ser matricular-se em alguma oficina, já em relação ao Networking, criar um blog ou cadastrar-se no Facebook é um bom começo. Reveja a sua lista inicial, ela pode dar boas ideias de ações a serem empreendidas.

Caso você sinta que uma terceira área focal também seria importante de ser incluída, coloque-a como seu objetivo secundário. Faça a mesma coisa que fez com o objetivo primário, listando ações que irão lhe proporcionar o crescimento. Mas lembre-se de que ações demandam tempo, então seja honesto consigo mesmo: defina ações que você terá condições de cumprir. 

Passo 5:Defina prazos para cada objetivo 

É preciso trabalhar com prazos senão corre-se o risco de o ano terminar muito antes de você sequer ter tido a possibilidade de alcançar seus objetivos. Mas seja realista em relação ao tempo que você tem disponível. É preferível ter menos objetivos e conseguir realizá-los do que lotar seu planejamento com ações que não terão espaço em sua agenda. 

Passo 6: Construa o Plano 

Construir um plano que possa ser consultado a qualquer momento é essencial para lembrar que não se pode dispersar dos objetivos. Monte um plano que caiba em uma única folha, colocando de forma sucinta suas áreas focais, objetivos, ações e prazo. Depois de pronto, imprima o plano e coloque-o em um lugar visível, de preferência onde você costuma trabalhar, para que ele possa ser um lembrete constante de seu comprometimento para o novo ano. 

Passo 7: Comprometa-se diariamente 

Depois de pronto, comprometa-se com o seu plano. Quando surgirem novas oportunidades, veja se elas se enquadram em seus objetivos ou se não irá desviá-lo de suas prioridades. É muito fácil e tentador deixar-se levar por novos estímulos, mas também é muito fácil e desanimador se perder-se no meio do caminho e não conseguir realizar nada do que havia planejado. Hoje em dia é muito comum sermos absorvidos por novos modismos ou áreas de interesse, daí a importância de ter um plano de carreira. Seja você um escritor publicado ou não, isso o ajudará a manter-se nos trilhos, maximizar seu tempo e não perder de foco do que realmente importa naquele momento. 

Fonte:

0 comentários: