A vida de Vlado vira filme nos Estados Unidos [Revista Biografia]

A vida de Vlado vira filme nos Estados Unidos

Vladimir Herzog, jornalista morto pelo DOI-CODI em 1995, num dos períodos mais duros da ditadura militar no Brasil, já foi tema de diversos livros e documentários aqui no Brasil. Agora, um jovem cineasta brasileiro de 25 anos, que estuda Direção de Cinema numa das mais respeitadas escolas dos Estados Unidos, a AFI – American FilmInstitute, resolveu fazer seu curta metragem de conclusão de curso, inspirado no último dia na vida de Vladimir Herzog: 25 de outubro de 1.975. 

Felipe Mucci estudou a história do Vlado e contou com a colaboração de amigos do jornalista e também do filho, Ivo Herzog, que dirige o instituto que leva o nome de seu pai, para escrever o roteiro de seu filme. 


A morte de Vlado gerou polêmica durante muitos anos, pois a versão oficial do Exército sempre foi a de suicídio, mas a família e os amigos sabiam que a verdade era outra: Vlado foi torturado até a morte.

Em 1.978, em sentença histórica, o então juiz federal Márcio José de Moraes, do Tribunal Regional Federal de São Paulo, responsabilizou o Governo Federal por sua morte, mas nada aconteceu. Só em 2.012, com apoio da Comissão Nacional da Verdade, o atestado de óbito do Vlado foi alterado e a causa mortis oficial foi corrigida: “a morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (DOI-CODI)”. 

Para quem quiser saber mais sobre o filme do Felipe, que começa a ser rodado em março, em Los Angeles, basta acessar o site www.vladothefilm.com .Há uma versão do texto em português no próprio site. 

E quem quiser contribuir com a produção, a AFI tem um crowdfunding aberto em nome dos projetos de seus alunos, com vários tipos de doação: amigo, patrocinador, patrono, benfeitor e produtor executivo.Vale qualquer quantia. 

Um bom exemplo para escolas de cinema aqui do Brasil viabilizarem os filmes de seus alunos. No caso do Vlado, as contribuições só podem ser feitas através de cartão de crédito. É só clicar em DONATE, especificar o valor da contribuição e informar que se trata do filme 1417 – Vlado.



Fonte:


0 comentários: