Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Mark Jenkins [Artista Plástico Americano]

Mark Jenkins nasceu em Fairfax, Virgínia, em 1970. É um artista americano conhecido por seus trabalhos no estilo arte urbana, especialmente usando embalagens.

Jenkins é conhecido por usar as ruas como um “palco” para suas obras, uma vez que a instalação quase sempre acaba convertendo-se em uma performance, com a interação (muitas vezes assustada) dos transeuntes.

O artista já teve suas obras publicadas em grandes jornais e revistas como Time Out e The Washington Post, The Independent, no livro Hidden Track: How Visual Culture is Going Places e no Wooster Collective, um blog especializado em arte urbana.

Mark Jenkins já esteve no Brasil mostrando seu trabalho em galerias e em ambientes fechados. Ele também mantém o site tapesculpture.org e ensina o processo de criação de suas obras em workshops nas cidades que visita.

Ele cria figuras humanas em tamanho real, veste-as casualmente e as posiciona em situações absurdas, no meio das cidades. Suas criações, que têm forte teor político e poético, são surreais e muitas vezes macabras.

É até difícil de acreditar que aquela fita que só enche o saco na hora de desembalar alguma coisa pode se transformar em algo tão bem feito.

“Gosto de tirar as pessoas da zona de conforto, que elas se questionem sobre o que é real e o que não é”, explica o artista, em entrevista ao Daily Mail. “Hoje em dia, as pessoas estão tão focadas no próprio celular, e eu queria que elas fossem obrigadas a erguerem os olhos.” conclui Mark Jenkins.

As figuras de Jenkins comumente representam pessoas marginalizadas, geralmente em um estado entre a solidão e a esperança – nas palavras do próprio artista, algo “poético porém sombrio”.

As instalações de Jenkins já renderam algumas ligações assustadas para a polícia. Uma das mais agressivas – que mostrava um grafiteiro apunhalado pelas costas – rendeu dezenas de ligações. Outra, de um homem preso em um saco plástico, pendurado em uma árvore – causou tanto transtorno que teve que ser retirada, apesar de fazer parte de uma mostra de arte urbana.

Conheça mais de suas obras abaixo:





















Fonte:
http://www.folhasocial.com/2013/11/conheca-o-artista-que-esta-chocando-as.html

Mark Jenkins
Todos os direitos autorais reservados ao autor.

Nenhum comentário