Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

Os hábitos dos brasileiros [Revista Biografia]

Os hábitos dos brasileiros

Plataforma virtual reúne os principais números sobre leitura no Brasil

Uma plataforma virtual para consultar os principais dados sobre os hábitos de leitura dos brasileiros. Chamada Leitura em números, a proposta do Instituto Ecofuturo está no ar desde o mês de dezembro e conta com pesquisas de fontes variadas, entre as quais estão o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Aluno), o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), dados da SECOM (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), além de informações do ENEM e do ENADE.

A vantagem do compêndio é que ele reúne, em um único arquivo, não só dados de pesquisas específicas sobre os hábitos de leitura dos brasileiros, mas também informações que fazem parte de  pesquisas de outras áreas e servem de subsídio para que se compreenda a leitura em relação a outros elementos da vida dos brasileiros.

A ferramenta, ao reunir de modo simples um amplo conjunto de informações até então dispersas, muito específicas ou pouco divulgadas, facilita o uso dos dados mesmo por pessoas pouco afeitas a números e estatísticas, o que a torna interessante para auxiliar professores, pesquisadores e demais interessados no assunto de diversas áreas do conhecimento.

Além dos dados mais recorrentes sobre hábitos de leitura - por que, onde, como, com que frequência e quando os brasileiros leem - e dos fatores determinantes para que se leia - escolaridade dos pais, incentivo, acesso e quantidade de livros disponíveis em casa -, também aparecem dados referentes à importância e aos impactos da leitura. Entre eles, capacidade de leitura, dificuldades físicas, educacionais ou financeiras que impossibilitem ou imponham restrições à leitura, à interpretação de texto e à escrita; formas como a população tem acesso ao livro - se compra em livraria, se pega emprestado com amigos ou na biblioteca, se ganha de presente ou baixa na internet -, sobre a qualidade das bibliotecas e a produção literária e publicação de livros.


Acesse aqui: Leitura em números

Fonte:

Nenhum comentário