Sponsor

AD BANNER

Últimas Postagens

A foto vencedora do World Press Photo [Revista Biografia]

A foto vencedora do World Press Photo

Jillian Edelstein, um dos membros do júri que votou na foto do fotógrafo norte-americano John Stanmeyer, escolheu-a por parecer abarcar, de uma só vez, grandes questões mundiais: «tecnologia, globalização, migração, pobreza, alienação» – está tudo na imagem captada em fevereiro do ano passado numa praia em Djibouti, um pequeno país do nordeste de África e cujas costas servem de local de passagem aos imigrantes vindos da Somália, Etiópia ou Eritreia.

Os imigrantes na imagem de Stanmeyer apontam os telemóveis para o céu em busca de rede, à luz da Lua, lembrando uma cerimónia religiosa.

Stanmeyer nasceu no Illinois, Estados Unidos, mas há mais de doze anos que vive no Extremo Oriente, longe das comodidades da civilização ocidental: testemunhou os grandes eventos na Ásia, fotografou a vaga de refugiados da guerra civil no Uganda, passou meses a documentar os efeitos do tsunami de 2004, o conflito no Sudão do Sul, as mudanças sociais nos países do Leste Europeu após a queda dos regimes comunistas, a epidemia de SIDA em todos os países asiáticos, entre outras missões.

O seu foco é sempre o mesmo: injustiças sociais, Direitos Humanos e defesa de civilizações e culturas em desaparecimento. É um veterano, colaborador regular da National Geographic, 10 anos de serviço pela Times Magazine e fotógrafo coberto de prémios, incluindo numerosos atribuídos pela World Press Photo. Este é apenas mais um – e merecido. 

Mais fotos vencedoras



Categoria Observed Portraits Single O fotógrafo alemão Markus Schreiber capta a reação de uma mulher ao saber – no terceiro e último dia de velório – que já não vai a tempo de poder ver Nelson Mandela.


Observed Portraits Stories Fotografia das irmãs Hannah e Elena em Merkenbrechts, uma aldeia no norte de Áustria, tirada pela holandesa Carla Kogelman.
 


Staged Portraits Singles Fotografia do sul-africano Brent Stirton de um grupo de rapazes albinos cegos numa escola do Bengala Ocidental, uma das poucas que ainda existem na Índia para alunos deficientes visuais.



Sport Feature Stories A foto do sueco Peter Holgerssonmostra-nos a atleta Nadja Casadei a 19 de dezembro de 2013: no outono desse ano, fora diagnosticada com um cancro mas nunca parou de treinar, na esperança de conseguir participar nos Jogos Olímpicos. Em janeiro deste ano, terminou o período de quimioterapia.



Spot News Stories O alemão Goran Tomasevic acompanha os rebeldes abrigando-se dos disparos de um tanque em Ain Tarma, nas vizinhanças de Damasco, Síria. Ver Morto por um sniper


General News Singles Imagem do italiano Alessandro Penso de uma escola abandonada em Sofia, Bulgária, que funciona como centro de emergência para acolhimento de refugiados sírios.



Contemporary Issues Stories Foto da norte-americana Sara Naomi Lewkowicz: uma reportagem sobre a luta diária de Shane e Maggie para reconstruir as suas vidas acaba com um telefonema para a polícia. Mais um caso de violência doméstica – ver 6 fotos, 6 mulheres



Daily Life Single Soldados independentistas bebem e celebram durante o funeral de um camarada morto na véspera, numa cidade sob cerco do exército birmanês. A foto é do alemão Julius Schrank


Nenhum comentário